PROJETO PROFESSOR MEDIADOR

734 palavras 3 páginas
Ilza Ramos Martins

PROJETO

PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR
E COMUNITÁRIO

Janeiro/2012
PROBLEMAS
Tendo em vista a violência e a indisciplina em que as escolas enfrentam atualmente, este projeto tem como objetivo analisar e contribuir na discussão e formação de estratégias visando uma educação consistente e saudável baseada na convivência e na mediação positiva dos conflitos entre alunos, professores e comunidade.
Portanto, se faz necessária a presença da figura do professor mediador para inserir dentro deste contexto a reflexão e socialização de idéias práticas na conversão destas situações que tanto tiram as escolas do seu foco principal que é a aprendizagem de seus alunos.
JUSTIFICATIVA

As diferenças sociais dentre outras se encontram gerando conflitos principalmente dentro das escolas, espaço este o qual deveria ser o lugar onde o aprendizado fizesse o seu papel de formação de cidadãos de bem para o exercício da tolerância, mas nem sempre é isso que ocorre, pois a escola se transformou em palco de uma realidade assustadora que manifesta todos tipos de agressões verbais e físicas, entre outros tipos de violência e indisciplina, que influencia diretamente e de forma negativa no processo ensino aprendizagem.
É importante buscar e desenvolver um olhar mais observador nas relações sociais da escola tanto dos alunos quanto professores e demais profissionais ligados a este espaço escolar. Sendo assim, atentar para os sinais de violência apresentados, procurar intermediar situações, neutralizar problemas de agressões, assessorar as vítimas. E além disso desenvolver projetos buscando parecerias, envolvendo a comunidade com o objetivo de atender da melhor forma possível os alunos e a comunidade em que a escola está inserida.
No entanto devemos reconhecer que por mais eficazes as ações de intervenções venham a ser os resultados para resolver os conflitos poderão ser a curto, médio ou longo prazo dependendo das características de

Relacionados