Projeto Prof.Visitante UnB

3289 palavras 14 páginas
PROPOSTA DE TRABALHO PARA PROFESSOR VISITANTE
Determinação das Doses Efetivas por Ingestão de Produtos Agrícolas e composição do solo na Colônia Agrícola do Catetinho (DF)

Área: física da matéria condensada (experimental).
Linhas de pesquisa: O presente documento apresenta um plano de trabalho, visando a obtenção de contratação como Professora Visitante, a ser implementado junto a Universidade de Brasília (UnB)/ Faculdade Gama/ Laboratório de Engenharia & Inovação (LEI)

DESCRIÇÃO DO PROJETO

RESUMO

A ingestão de alimentos contaminados por elementos radioativos é uma forma potencialmente importante de exposição interna. Este estudo apresenta dados novos para a atividade de vários radionuclídeos naturais em alimentos e as dose efetiva comprometida devido à sua ingestão numa região do Distrito Federal uma área não contaminada, mas próxima de um centro urbano. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo determinar os teores dos radionuclídeos em amostras das dietas e alimentos produzidos na Colônia Agrícola do Catetinho (DF), uma vez que com exceção da exposição ambiental, a maior entrada desses elementos no organismo humano, ocorre via cadeia alimentar.
Nesse projeto pretende-se ainda informar as comunidades com seminários e palestras e dar respaldo experimental técnico-científico consistente sobre as condições naturais radiológicas na região estudada, região produtora de hortaliças, gerando os primeiros dados radiológicos ambientais da região.

INTRODUÇÃO

A energia nuclear vem ocupando importante papel na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Na área médica é aplicada no diagnóstico e tratamento de uma série de doenças, com especial importância para os casos de câncer. A indústria utiliza técnicas nucleares em variados segmentos: siderurgia, petróleo, construção civil, aeronáutica, construção naval, bebidas, materiais esterilizados, tecidos, entre outros.
Na geração de eletricidade, o parque elétrico brasileiro tem 90% da sua

Relacionados