Projeto portas abertas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO “IFES – PORTAS ABERTAS”
1. Apresentação O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo tem como missão promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco no desenvolvimento humano sustentável. Entretanto, grande parcela da população capixaba desconhece isso. Partindo dessa lacuna, faz-se interessante mostrar àspessoas de que forma elas podem usufruir dessa educação gratuita e de qualidade. Constantemente, as Diretorias de Extensão e Ensino recebem solicitações de escolas municipais que desejam visitar o campus, mas em função da demanda diária de atividades e por não haver nenhuma proposta que atendesse ao pedido, não conseguíamos tornar viável o pleito requerido. Sabe-se que um dos objetivos da extensão épropor uma relação entre o Instituto e outros setores da sociedade, tendo uma função transformadora, voltada aos interesses e necessidades da maioria da população. Sendo assim, a partir de uma parceria com o Grêmio Rui Barbosa, propõe-se o presente projeto com o vistas a estimular a visitação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais às instalações do campus Vitória, comoforma de divulgação do mesmo, quais os cursos ofertados e a infraestrutura pertinente; tornando-os mais acessíveis às informações.

2. Objetivo

Divulgar o campus Vitória e os cursos ofertados a alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino, com vistas à participação dos mesmos nos processos seletivos e possível inserção no IFES.

3. Justificativa

Por ser uma instituiçãocentenária e apresentar um ensino de altíssima qualidade, o Ifes desperta na população a curiosidade e o desejo de estudar nela. Entretanto, os cursos e as propostas não são conhecidos por aqueles que almejam fazer parte do Ifes e gozar desse ensino gratuito e de qualidade. Não obstante a isso, o campus Vitória é constantemente procurado por escolas da rede municipal que desejam sanar as dúvidasde seus alunos no que diz respeito à Instituição, aos cursos ofertados e ao processo seletivo.

Para tentar atender aos requerentes dessa visita, a Diretoria de Extensão, partindo de uma ideia inicial da Diretoria de Ensino, elaborou o projeto IFES- “Portas Aberta” e contará com o apoio e a participação de componentes do Grêmio Rui Barbosa.

5. Metodologia

As visitas serão agendadas pelaDiretoria de Extensão – campus Vitória junto às escolas solicitantes, e no dia marcado, os visitantes serão monitorados por componentes do Grêmio. Serão ofertadas duas possibilidades de visita por semana, sendo uma pela manhã e outra à tarde, sendo recebidos grupos de até 40 alunos por visita, acompanhados por 2 professores ou pedagogos responsáveis. Durante a visita, haverá a exibição de um vídeoinstitucional no qual o Diretor do campus Vitória dará as boas vindas e falará um pouco sobre o campus. No mesmo vídeo, serão mostradas imagens dos laboratórios. Em seguida, os alunos receberão oralmente informações complementares e um folder contendo dados dos cursos ofertados pelo campus e sobre o processo seletivo. Por fim, serão conduzidos a conhecer algumas instalações (piscina, campo, quadras,biblioteca, salas de aula etc) e a interagir com o ambiente.

6. Plano de Trabalho

O plano de trabalho a ser executado dar-se-á da seguinte forma:

Atividade
1. Elaboração do projeto escrito 2. Encaminhamento do Direção-Geral do campus 3. Elaboração visitação do projeto à de

Responsável
Paula Bevenuto e Fernanda Pinto Sérgio Zavaris Paula Bevenuto, Fernanda Pinto e Priscila (presidente do Grêmio)Paula Bevenuto Paula Bevenuto e Fernanda Pinto

Prazo 23/04/12 24/04/12 18/04/12 25/04/12

cronograma

4. Divulgação do projeto no site do Ifes 5. Divulgação do projeto junto às secretarias municipais de educação (Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra) 5. Confecção (folder) do material escrito

Paula Bevenuto, Fernanda Pinto e Assessoria de comunicação Social reitoria Paula Bevenuto e Assessoria...
tracking img