Projeto politico pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Político Pedagógico
Unidade Escolar:
Escola Municipal Profª. Ciléa Maria Barreto

Endereço:
Loteamento Centro Hípico de Búzios
Lote 04 – quadra U -  Bairro da Rasa
Armação dos Búzios


Apresentação


Caracterização Geral da Escola

1 – Histórico

2 – Caracterização da Unidade Escolar
    2.1 – A Unidade Escolar e a Comunidade
    2.2 – Demanda
    2.3 – Convênios eparcerias

3 – Corpo Docente

4 – Corpo Discente

5 – Evasão

6 – Fundamentos Filosóficos e Metodológicos
    6.1 – Fundamentos Legais
        a – Constituição Federal
        b – LDB
    6.2 – Fundamentos Teóricos / Filosóficos
    6.3 – Propostas Metodológicas

7 – Bibliografia

8 – Anexos

Apresentação:

O Projeto Político Pedagógico da escola Municipal Profª. Ciléa MariaBarreto, traz em sua construção uma característica marcante. Destina-se a ser a primeira apresentação fotográfica do que se pretende que seja a escola que se quer oferecer à comunidade.

O presente documento armazena os primeiros dados que visam nortear toda a prática pedagógica e ação educativa da escola. Foi elaborado com a participação coletiva dos professores e com grande número de informaçõescoletadas na comunidade.

Contendo poucos dados anteriores, este projeto traz posicionamentos e reflexos atuais, com relação à escola que queremos construir, traçando os possíveis caminhos futuros para concretização de sua meta principal, a transformação do espaço escola em oficinas de aprendizagens e a transformação dos alunos em construtores do saber.

Eis o grande desafio desta proposta, aeducação de uma comunidade heterogênea  que busca a escola como meio de ascensão social  e cultural.

Caracterização Geral da Escola


1 – Histórico

A Escola Municipal Profª. Ciléa Maria Barreto foi criada pelo Prefeito Delmires de Oliveira Braga, eleito pelo Partido Democrático dos Trabalhadores, em seu segundo governo, através do decreto número 001, de 03 de janeiro de 2002, publicado em14 de janeiro de 2002, com a finalidade de atender à clientela para o Ensino Fundamental Regular e Ensino de Jovens e Adultos ( EJA ), de 5ª à 8ª séries e V a VIII fases, da comunidade do Bairro da rasa, o que vai originar a criação dos turnos matinal, vespertino e noturno.

A Escola Municipal Profª. Ciléa Maria Barreto tem a sua pré – história no ano de 2001 quando iniciou suas atividades noprédio da Escola Municipal Manoel Antônio da Costa, no horário especial de 16 horas às 20 horas e 30 minutos, atendendo 5 classes de 5ª série, para solucionar o grande número excedente de alunos de 5ª série da Rede Municipal , residentes no Bairro da Rasa. Fazendo parte da Escola Municipal Manoel Antônio da Costa, pedagógica e filosoficamente, em caráter provisório, havia uma relação de esperança ecredibilidade na existência da futura escola Ciléa Barreto. Foi uma experiência magnífica, sob a Direção das Profª.s Rozilda dos Santos e Francisca Alves da Silveira, diretora adjunta responsável pela organização e administração de todo trabalho inerente às 5ª séries.

Em 2002, já oficializada pelo Decreto acima citado, surge a Escola Municipal Profª. Ciléa Maria Barreto, em seu primeiro ano defuncionamento, instalada provisoriamente, nas terras da Fundação Bem – te – vi , na estrada Bento Ribeiro Dantas, 276,  com sua clientela de 5ª à 8ª série, distribuídas em dois turnos, ocupando seis salas por turno, da Escola também construída em caráter provisório e emergencial, conhecida como a Escola de Lata.

No dia 10 de julho de 2002 voltamos a funcionar no prédio da Escola Municipal ManoelAntônio da Costa, provisoriamente, aguardando a finalização das obras de nosso prédio.

No dia 12 de agosto invadimos a escola em construção para alojar nossos alunos. Misturados aos peões e toda estrutura inerente a uma obra, instalamo-nos provisoriamente em algumas salas, aguardando a finalização das obras. Assim aguardamos para o ano de 2003 a complementação da história na escola...
tracking img