Projeto politico pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNB
UNIVERSIDADE DE BRASILIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA





PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
E O PAPEL DO PROFESSOR- COORDENADOR




MARIA ALCIONE MOREIRA SANTOS

ORIENTADORA- SONIA FERREIRA DE OLIVEIRABrasília, 02 de outubro de 2012.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
E O PAPEL DO PROFESSOR- COORDENADOR





















Projeto de Pesquisa do Curso de especialização em coordenação pedagógica apresentada a UNB- universidade de Brasília.Brasília, 02 de outubro de 2012.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------------04

JUSTIFICATIVA-------------------------------------------------------------------------------------------05

OBJETIVOS GERAIS------------------------------------------------------------------------------------07

OBJETIVOSESPECIFICOS---------------------------------------------------------------------------08

PÚBLICO ALVO-------------------------------------------------------------------------------------------09

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA----------------------------------------------------------------------10BIBLIOGRAFIA-------------------------------------------------------------------------------------------19




4
INTRODUÇÃO

A Escola Classe 29 de Ceilândia, atende aproximadamente 510 alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.
Temos 20 professores regentes em dois turnos, 1 orientador educacional, 1 pedagogo, que atuam na sala de recursos, 3 coordenadores pedagógicos, direção atual e os demais profissionais que completam a equipe escolar.
Na atualidade, faz-senecessário a construção de um PPP ao chão da realidade desta escola, até porque o PPP existente não foi construído coletivamente.
Diante deste quadro, como mobilizar, enquanto coordenadora o coletivo escolar para analisarmos o PPP, que não foi elaborado coletivamente?

5
JUSTIFACATIVA

Tendo em vista a análise crítica do PPP dentro do contexto escolar e visando a viabilização do mesmo nestainstituição de ensino, devido esta proposta não ter sido elaborada coletivamente, iremos analisá-lo dentro de uma ênfase construtiva enquanto proposta de avaliar a sua adequação a nossa realidade, tornando-se um desafio a todos os atores desta escola, identificar aspectos positivos e negativos, nele existente, assim como reconhecer a importância de se construir coletivamente o PPP ao espaço  danossa escola.
Sabe-se que o coordenador pedagógico é responsável por compreender a essência do trabalho pedagógico e acompanhar o fortalecimento do PPP, tendo em vista que a construção e a consolidação deste não continue representando apenas uma atividade burocrática e formal a serem cumpridas por exigência legais, mais sim, a sua execução, acompanhamento e uma reconstrução continua sempre que sefizer necessário.
Compreender a essência do trabalho dos educadores que estão na escola representa um desafio para todos os envolvidos nesse processo, especialmente para o coordenador pedagógico. Sua atuação tenderá a ser mais eficaz se ele tiver clareza conceitual e teórica sobre a função da organização em que está inserido.
Na prática, seu trabalho se inicia com a compreensão de que o currículoformal é um conjunto de indicações oriundas da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Mediante uma leitura crítica da proposta da rede, cabe ao coordenador manter diálogo com os docentes para construir, em um trabalho cooperativo, o PPP.
Ele precisa ser conhecido, discutido, reformulado, sempre em consonância com as políticas públicas educacionais vigentes, o período histórico vivido, as...
tracking img