Projeto politico pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NTRODUÇÃO
Nota-se que a Educação deve ser plena, portanto deve romper a dicotomia "informar e educar". A promoção dessas práticas e de sua apreciação crítica deve levar em consideração a vidacotidiana dos alunos, dos professores, da realidade local e dos valores que ali estão presentes, enfim, a cultura de seu próprio grupo.
Nesse mesmo sentido, delegamos autonomia para uma proposta pedagógicaintegrada de Educação, na qual o planejamento deve estar inserido, atribuindo responsabilidade à escola e aos seus professores pela elaboração e implementação da ação educativa adequada às diferentesrealidades e demandas sociais.
É revestido dessa autonomia que todo professor, deve ter em mente a necessidade de dominar os conteúdos programáticos; conhecer seus alunos, sua escola e suacomunidade; desenvolver uma proposta pedagógica adequada e que tenha significado para seu próprio grupo.
O profissional da pratica docente, além de um conjunto de conhecimentos técnicos provindos de suaformação acadêmica, lida com um conjunto de valores, hábitos, com uma tradição, com um determinado contexto, enfim, atualizam significados continuamente.
Possui uma história de vida, que o fez escolher apratica docente em detrimento de outras carreiras profissionais; possui um jeito de dar aulas; relaciona-se com professores de outros componentes curriculares; lida com uma expectativa que sobre ele écolocada pela direção da escola e pela coordenação pedagógica; lida cotidianamente com os alunos e suas motivações e interesses; é influenciado pela mídia; participa de uma dinâmica sócio-políticacotidiana.
Possui, enfim, um imaginário social que orienta e dá sentido aquilo que faz. É neste sentido que se pode considerar a cultura escolar como um processo dinâmico, repleto de sutilezas erepresentações sociais. Não considerar esses aspectos da Educação é correr o risco de se perder, ou numa discussão reducionista de competência técnica, ou num idealismo teórico e dogmático.
Essa...
tracking img