Projeto politico pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA ELABORAÇÃO E REVISÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO





RESUMO


Este artigo destina-se ao relato da execução do projeto de intervenção no Colégio Estadual Alfredo Nasser, tratando da reelaboração do Projeto Político Pedagógico com a participação da comunidade escolar. Os procedimentos metodológicos utilizados consistiram em leituras debibliografias relativas ao tema, observação in loco do cotidiano escolar, realização de entrevistas e estudos documentais e realização de Fórum para debates do tema proposto. Os resultados demonstram que é possível construir e executar um PPP em sintonia com a gestão participativa.


Palavras-Chave: Projeto Político Pedagógico. Comunidade. Gestão Participativa.



ABSTRACT


This article isintended to report on the implementation of the intervention project in the State College Alfredo Nasser, dealing with the reworking of political-pedagogical project involving the school community. The used methodology consisted of readings of bibliographies on the subject, on-site observation of everyday school life, interviews and documentary studies and implementation of the Forum fordiscussion of the subject. The results show that it is possible to build and run a PPP in line with participatory management.


Key-words: political-pedagogical project. Community. Participatory Management



_______
1Graduada em Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins. Graduanda em Mídias Educacionais e Gestão Escolar. Professora das Series Iniciais e Suporte Pedagógico. Diretora Geralda Escola Estadual Apoenan de Abreu Teixeira – Arraias / TO.





INTRODUÇÃO

O Projeto Político Pedagógico – PPP - se apresenta como uma forma de explicitar e orientar as estratégias a serem utilizadas no ambiente escolar, mais do que um documento as ações dos diversos sujeitos envolvidos no processo educativo. Neste sentido foi feito um estudo sobre A Importância da Participação daComunidade na Elaboração e Revisão do Projeto Político Pedagógico realizado no Colégio Estadual Alfredo Nasser, tendo como problemática as dificuldades frente à participação da comunidade na construção e revisão do PPP.
Diante disso, foram elencados vários fatores como o PPP sendo algo burocrático, um documento que não tem sentido no decorrer dos trabalhos do ano letivo e o mesmo sendo consultadopoucas vezes, além da dificuldade de entendimento e de acolhimento de diferentes idéias e opiniões.
O presente artigo tem como embasamento teórico a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os autores Freire, Gandin, Libâneo, Paro, Veiga, Vasconcelos, Padilha e outros. Diante desta realidade tem como objetivo analisar a elaboração e revisão do Projeto Político Pedagógico da escola da redeestadual, a técnica de coleta de dados utilizada, além da observação, foi o questionário aplicado a comunidade e intervenção frente à realidade escolar.
De caráter qualitativo, esta pesquisa procurou um envolvimento mais dinâmico entre sujeito e objeto de estudo. Por esta razão, a análise não foi feita apenas por observações de resultados finais sobre a escola, mas privilegiando a interpretação doprocesso, buscando perceber a riqueza e a complexidade que reside nas inter-relações entre as várias instâncias da comunidade escolar.


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Projeto Político Pedagógico como prática social se constitui historicamente, naquilo que os educadores produzem nas escolas, como expressão de suas escolhas alternativas diante das contradições, dos embates, que se apresentam, éum processo permanente de reflexão e discussão sobre os problemas da escola, que possibilita a vivência democrática. Ele busca organizar o trabalho pedagógico, superando conflitos no interior da escola e diminuindo os efeitos da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. O político e o pedagógico são dimensões indissociáveis, porque propiciam a vivência...
tracking img