Projeto político pedagógico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Especialização em Coordenação Pedagógica
Disciplina: Aprendizagem escolar e trabalho pedagógico
Professora: Juliana Fonseca Duarte
Unidade 1: Aprendizagem escolar
Cursista: Kelly CristinaFerreira Sodré dos Anjos Turma: 8
Data: 23/10/2012

A escola deveria proporcionar ao aluno uma aprendizagem escolar significativa, que acompanhasse a evolução da sociedade nasúltimas décadas, estimulando a pesquisa e a formação integral do aluno. Mas ao contrário, a escola é um ambiente previsível demais, pouco estimulante e muito burocrática.
A escola precisa partir deonde o aluno está, das suas preocupações, necessidades, curiosidades e construir um currículo que dialogue continuamente com a vida, com o cotidiano. Focando na atualidade e não trazendo conhecimentosprévios que fazem com os alunos se distanciem de conhecimentos importantes, mas pouco estimulantes para o seu cotidiano. Centrada efetivamente no aluno e não no conteúdo, que desperte curiosidade,interesse. Precisa de bons gestores e educadores, bem remunerados e formados em conhecimentos teóricos, em novas metodologias, no uso das tecnologias de comunicação mais modernas. Educadores que organizemmais atividades significativas do que aulas expositivas, que sejam efetivamente mediadores mais do que informadores. É uma mudança cultural complicada, porque os cursos de formação de professoresestão, em geral, distantes tanto das novas metodologias como das tecnologias. Também, precisa cada vez mais incorporar o humano, a afetividade, a ética, mas também as tecnologias de pesquisa e comunicaçãoem tempo real. Mesmo compreendendo as dificuldades brasileiras, a escola que hoje não tem acesso à Internet está deixando de oferecer oportunidades importantes na preparação do aluno para o seu futuroe o do país.
É possível favorecer uma aprendizagem significativa, mas para isso se precisa mudar a forma de abordagem dos conteúdos, partindo de situações concretas, de histórias, casos, jogos,...
tracking img