Projeto político pedagógico

TEMA:
Projeto Político Pedagógico.
TÍTULO:
Trabalho de Conclusão de Disciplina.
OBJETIVO:
Analisar a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), sob o ponto de vista de José Carlos Libâneo.JUSTIFICATIVA:
Este trabalho se justifica pela importância de analisarmos a construção do Projeto Político Pedagógico sob o ponto de vista de José Carlos Libâneo, um dos mais importantes teóricosda educação brasileira.
INTRODUÇÃO:
O Projeto Político Pedagógico (PPP) foi definido por José Carlos Libâneo, como sendo o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo aser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Veremos então como Libâneo vê a construçãodo Projeto Político Pedagógico:
DESENVOLVIMENTO:
Segundo Libâneo, um dos objetivos políticos pedagógicos da escola deve ser a participação coletiva e coordenada dos professores e de todos osprofissionais da escola. O projeto pedagógico é uma frente ampla dos educadores de uma escola dando a direção de sentido para atividade escolar em busca de uma pedagogia da emancipação. A formulação coletivado projeto pedagógico tem a ver, portanto, com o valor formativo do ambiente de trabalho. Os profissionais que trabalham na escola aprendem através da organização escolar. A organização escolartambém aprende, mudando junto com seus profissionais. Consequentemente, os indivíduos e os grupos mudam, mudando o próprio contexto em que trabalham. Por outro lado, Libâneo afirma que existem riscos, poisas propostas neoliberais para a educação falam do projeto pedagógico como materialização da autonomia da escola e em muitos lugares o projeto pedagógico é uma forma de desobrigar o Estado de atenderas escolas, deixando a responsabilidade aos professores, às famílias, à comunidade. No outro extremo, ainda, corre-se o risco de pulverizar objetivos e conteúdos, à medida que se restringe a um...
tracking img