Projeto político pedagógico: uma moda ou força transformadora?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA MODA OU FORÇA TRANSFORMADORA?

Autor: Sandra Vanessa Maccdonal
Instituição: UDC - Uniao Dinamica de Faculdades Cataratas
Tema: Projeto Político Pedagógico
Data de inclusão: 29/07/2006

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA MODA OU UMA FORÇA TRANSFORMADORA
POLITICAL-PEDAGOGIC PROJECT: A TREND OR A CHANGING POWER

RESUMO
Este artigo propõe-se a criar umaanálise crítica acerca da atual ideologia dos projetos de educação, em especial o PPP – Projeto Político Pedagógico, o que implica pensar o tipo e qualidade de escola que se almeja alcançar e a concepção de homem e de sociedade que se pretende construir. A partir dessa idéia vamos abordar a existência contextual, política e pratica do PPP, no que tange a sua função, como ferramenta de crescimento e deaquisição de eficiência no processo de ensino – aprendizado, e a ofensiva atual sobre tal ideário. Tal tendência de planejamento vem sendo duramente alvejada por criticas, que notam na dicotomia entre o papel organizador do PPP e uma possível redução da liberdade, ocasionada pelo caráter de rigorosidade metodológica de seu planejamento, o motivo para revisão de sua aplicabilidade como apenas umatendência ou uma ferramenta de crescimento pedagógico, além da inclinação política brasileira de criar soluções "verticalistas" e condicionadas a moda política vigente.
PALAVRAS-CHAVES: Projeto Político Pedagógico, Educação, Gestão Democrática.
ABSTRACT
This paper proposes to create a critique analysis about the current ideology of the educational projects, especially the PPP –Political-Pedagogic Project, which involves thinking the sort and the quality of the schools desired and the conception of man and society to be built. Starting on this idea we will approach the contextual, political and practical existence of PPP, concerning to its function, as a growing and efficiency acquisition tool in the teaching – learning process, and the current attack on this ideology. That planningtendency has been hardly hit by critiques, which see on the dichotomy between the organization role of the PPP and the possible reduction of the liberty, caused by the nature of methodological strictness of its own planning, the reason to review its applicability, just as trend or as a tool of pedagogical growing, besides the Brazilian political inclination, to create "verticalists" solutions,conditioned to the current political tendency.
KEYWORDS: Political-Pedagogic Project, Education, Democratic System.

1. INTRODUÇÂO
Ultimamente é possível observar uma correria enorme por parte de escolas e sistemas educacionais na busca da construção de seus projetos políticos pedagógicos. As discussões vão desde a importância de um projeto para escola até mesmo a "louca" corrida pela execução daantiga pedagogia de projetos, só agora descoberta por algumas autoridades da educação que a todo custo, tentam às pressas implantá-la, como se este fosse novamente o "ovo de Colombo" da educação brasileira, que no decorrer da sua história já descobriu outros ovos que também a todo custo tentaram impor aos professores.
A comunidade docente há muito tempo já tem capacidade de compreender que asmudanças na educação dependem fundamentalmente de vontade política, no que diz respeito a encará-la como prioridade nacional – não enquanto lema, mas praticamente –da vontade e empenho deles próprios, que são de fato os responsáveis para no dia-a-dia tornar na prática os projetos e concepções de educação que sempre foi idealizado por alguns e não por eles, o que contribui para que tenhamos tantaspropostas interessantes no papel, mas que no fazer pedagógico se mantém a uma distância enorme do idealizado.
A necessidade de um projeto político pedagógico na escola antecede a qualquer decisão política ou exigência legal, já que enquanto educadores e enquanto membros da instituição escolar, é preciso ter claro a que horizonte se pretende chegar com o aluno, com a comunidade e com a sociedade, caso...
tracking img