Projeto político pedagógico- um novo olhar a escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TCD
DISCIPLINA: DIDÁTICA
POLO: DUQUE DE CAXIAS
ALUNO: MARIA
TEMA: "PPP, um novo olhar a escola"
TÍTULO: Projeto Político pedagógico
OBJETIVO:
Relatar com clareza e de forma simples o tema sugerido, ressaltar e indicar sua importância, citando as ideologias do autor que tem como objetivo principal o estudo do Projeto da Escola.
JUSTIFICATIVA:
Verificando as informações, considerandotodo o conteúdo pesquisado, afirmo que o PPP é incondicionalmente necessário para a educação.
O presente trabalho visa expor o objeto de estudo da escola, a elaboração do Projeto Político Pedagógico e a visão de José Carlos Libâneo em sua construção.

INTRODUÇÃO:
Com base nos conteúdos percebo que há colocações diversificadas sobre o PPP. A princípio fala-se de uma construção de um projetovoltado para diferentes segmentos da comunidade escolar, envolvendo a vida material e seus membros, daí uma organização da sociedade escolar.
O nome PPP , Projeto Político Pedagógico tem como significado :(Projeto: Lançar para frente, Político: Arte de governar, Pedagógico: relativo ou conforme a pedagogia)
Diz J.C.Libâneo : “O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenaçãopedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar”
A escola é uma instituição social responsável pela transmissão do saber acumulado pela sociedade e a formação do indivíduo com capacidade de participaçãonesta construção social, assim cabe a escola preparar o indivíduo para o desempenho de sua participação social.Com isso a escola deve se organizar para melhor desempenhar este papel, assim sendo, o PPP é um projeto que amplia as idéias e dá início as ações e atitudes que farão parte deste projeto.

DESENVOLVIMENTO:
Analisando o pensamento de José Carlos Libâneo, a sociedade destacada em sua épocapossibilita diferentes idealizações para compreender o projeto para a escola, expondo diferentes contextos sociais e políticos, este pensamento afirma que é possível identificar este projeto no conjunto das pedagogias : Liberal e Progressista .
O Projeto sustenta a preparação do indivíduo para o desempenho de seu papel social e a escola é chamada a ser clássica na função de transmitir a culturae o saber sistematizado.
O PPP nada mais é que projetar o futuro a fazer. È constituído pensando em coletividade e comprometimento com as idéias expostas ou as possibilidades e vontades humanas, principalmente a presença forte que são os componentes do grupo escolar (professor, aluno,funcionários, comunidade escolar em geral ), sem eles o PPP não existe. Por ser uma proposta política educacional,deve-se diferenciar o fundamental (necessário) do dispensável ( desnecessário) para que não se perca o que realmente importa.
Libâneo afirma que esta idéia de PPP não é nova, há anos esta ação coletiva é estimulada no meio escolar. Ressalta que o objetivo do PPP deve ser a participação de todos do meio escolar, pois o mesmo direciona para as atividades escolares em busca de uma pedagogia abertae edificante que gerará um produto; o documento onde o resultado final é não só uma metodologia concreta de inovação, mas um projeto construído, executado e avaliado coletivamente, um produto inovador que provocará também aberturas e novas perspectivas no meio escolar onde será assumido por todos.
Não é um plano, é execução, porém dá o tom do sistema de gestão. O PPP tem a ver com o valor daformação do ambiente de trabalho, pois o local e as situações são formativos. Os profissionais aprendem com a organização escolar, a organização escolar também aprende mudando junto com seus profissionais, ou seja, os indivíduos e grupos mudam e mudam o próprio conceito escolar em que trabalham, lembrando que podem ocorrer os riscos, inclusive os de alguns lugares em que as propostas do PPP...
tracking img