Projeto poesia in concert

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Poesia in Concert

R ELATÓRIO PERSONALIZA DO SOBRE O PROJETO POESIA IN CONCERT, DE H ERMAR A U GUSTINHO DA C RU Z (P SEUD . H ERMAN S CHMITZ ), GANHADOR DA B OLSA F UNARTE DE C IRCULAÇÃO L ITERÁRIA — E DIÇÃO 2010 - R EGIÃO S U L .

A ideia que originou este projeto foi o show Poesia in Concert, que reuniu as três bandas participantes na comemoração dos 75 anos de Londrina em 2009. Nesteshow se reuniram pela primeira vez as bandas londrinenses representantes do que se chama Música e Poesia, sendo que cada uma delas já possuía alguns anos de existência com um trabalho consistente e compatível entre si. Porém, como o edital tinha um enfoque literário e de certo modo educacional, se pensou nas oficinas como centro dos trabalhos e o show como uma forma de encerrar as oficinas eapresentar para estas cidades um pouco do nosso trabalho e também do conceito de Música e Poesia. As cidades foram escolhidas por acaso, obedecendo às regras do edital.

J ACAREZINHO

pág. 1

Projeto Poesia in Concert

Os trabalhos se iniciaram em janeiro com um levantamento de dados sobre as cidades escolhidas, sobre o próprio projeto e as suas relações com o programa Territórios da Cidadania, nosentido de armazenar o maior número possível de informações para facilitar a explanação do projeto aos responsáveis pelos departamentos de cultura e educação de cada cidade. Como consequência dessa pesquisa elaborei um folder falando da natureza do projeto, da situação quanto ao IDH das cidades e uma visão resumida das oficinas e o curriculum das bandas envolvidas.

A seguir iniciei os contatos portelefone com os departamentos de cultura de cada cidade, e mandei o folder via arquivo PDF anexado em e-mail. Surge então o primeiro problema: Tendo em vista a impressão do folder e sendo ele colorido e no tamanho A3, o tamanho final do arquivo chegou a passar de 5MB, o que para nós aqui de Londrina, com internet rápida é pouca coisa, mas nas cidades escolhidas, descobri que a internet a cabo aindanão havia chegado, sendo a velocidade da conexão baixíssima e o meu arquivo acabou não sendo aberto pelos responsáveis. Foi então que me concentrei na criação do blog, pois esse formato permite um numero imenso de informações e acesso praticamente universal. Passei então as informações do folder para sessões estáticas do blog, o que além de permitir o acesso às informações, deram mais veracidade ecredibilidade ao projeto, já que nessas cidades pequenas há certa preocupação em relação a projetos vindos de fora.

.

pág. 2

Projeto Poesia in Concert

O próximo passo foi agendar as reuniões com os secretários e fazer as visitas onde fiz questão de entregar a versão impressa do folder, com cópias para os dois departamentos, cultura e educação e também para os prefeitos dessas cidades.

RIBEIRÃO C LARO

Essas visitas estão bem documentadas no blog do projeto:

http://poesiainconcert/blogspot, portanto não há necessidade
de reportar essa etapa. Só quero acrescentar que fui muito bem recebido em todas as cidades e que o projeto foi visto como oportuno, dado a falta de atividades culturais nessas regiões. Após a confirmação das datas, houve um esforço adicional de marketing nas cidades,com o envio dos cartazes e releases para imprensa anunciando o evento e abrindo as inscrições para as oficinas.

A princípio a adesão foi limitada o que gerou a necessidade de uma visita pessoal minha em cada cidade um dia antes de cada evento. Pois foi graças a essas minhas visitas em dezenas de salas de aula das escolas técnicas, escolas rurais e faculdades, que conseguimos os participantespara as oficinas. Um

pág. 3

Projeto Poesia in Concert

ponto que ajudou muito foi a promessa do certificado para os participantes das oficinas, os quais foram devidamente assinados por mim.

Felizmente as viagens ocorreram sem problemas e conseguimos acomodar todos os participantes de forma conveniente. Uma grata surpresa foi o resultado das oficinas, onde o numero de participantes foi similar...
tracking img