PROJETO PLATAFORMA HIDRÁULICA

2473 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA E AUTOMOTIVA

CONTROLES HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS
PROJETO DE PLATAFORMA HIDRÁULICA ARTICULADA

Canoas, Abril de 2014

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS

1 PROPOSTA DE TRABALHO
A proposta do presente trabalho é re-projetar circuito hidráulico de máquina existente, calculando características de funcionamento e selecionando componentes com base nos resultados obtidos. A máquina em questão é uma plataforma articulada, acionada por atuadores hidráulicos, cuja função é bascular caminhões transportadores de grãos para descarregá-los.
Na Figura 1, o esquema técnico da máquina em questão:

Figura – Esquema técnico da plataforma de elevação.

A operação do sistema procede como descrito abaixo:
- A plataforma é articulada em uma de suas extremidades. O caminhão carregado é estacionado sobre ela no sentido longitudinal.
- Dois calços para impedir o movimento longitudinal do caminhão quando a plataforma for inclinada são acionados por um atuador hidráulico de dupla ação cada.
- Um par de atuadores hidráulicos telescópicos de ação simples, posicionados próximos ao centro da plataforma, é então acionado e começa a incliná-la até um ângulo de 45 graus.
- Descarregado o caminhão, a plataforma volta à posição horizontal. O retorno dos atuadores telescópicos ocorre por gravidade.

A máquina aqui descrita encontra-se em operação. Nas Figuras 2 e 3, fotografias da plataforma descarregada. Na Figura 4, verifica-se a plataforma com caminhão posicionado para descarregamento e na Figura 5, os atuadores hidráulicos de acionamento dos calços. É importante ressaltar que a máquina verificada nas Figuras é modelo especial, diferindo da máquina abordada neste trabalho por ter um atuador telescópico a mais.

Figura – Vista lateral da plataforma hidráulica erguida, com calços acionados.

Figura – Vista posterior da plataforma hidráulica

Relacionados