projeto pesquisa de coelhos

3325 palavras 14 páginas
ANEXO I
Projeto de Pesquisa e Plano de Trabalho

PROPES

Projeto
NOME: O USO DA PALMA FORAGEIRA NA ALIMENTAÇÃO DE COELHOS
Área: Zootecnia

Sub-área: Nutrição de Coelhos

Início ___02___/__07____/__2012______

Fim _31____/_01__/_2013____

CÂMPUS: GUANAMBI

1. RESUMO

A carne de coelho possui elevado valor protéico, baixo teor de colesterol, sabor leve e adocicado, sendo bastante apreciada pelo consumidor.

A criação de

coelhos não exige alto investimento para a sua instalação, e o capital investido é rapidamente retornado, principalmente devido à precocidade reprodutiva e à alta prolificidade da espécie. As instalações podem ser bastante simples e não exigem grandes áreas para implantação. É uma criação facilmente manejada, não exigindo trabalhos pesados ou extenuantes. Assim, os coelhos representam uma alternativa excelente para o pequeno produtor, além de ser altamente sustentável.
O manejo correto dos coelhos quanto à alimentação é fator decisivo do sucesso da criação e o retorno financeiro. O coelho, embora não ruminante, é um herbívoro que possui trato digestivo adaptado ao consumo de forragens. A existência de uma digestão microbiana intensa ao nível desta parte do intestino grosso faz com que haja a exigência do fornecimento de forrageiras para o bom funcionamento do sistema digestivo. Opções de alimentos de alta qualidade utilizadas comumente para os coelhos como o rami e o capim elefante são dependentes de disponibilidade de água, representada por irrigação em locais de escassez de chuvas, como o semiárido nordestino. Assim, muitas vezes a produção dessas fontes de volumosos para os coelhos se torna inviável pela dependência de disponibilidade de água. Na região semiárida a palma é uma planta altamente difundida por sua elevada adaptabilidade ao clima e escassez de água, é facilmente manejada e possui alta produtividade. Pelas suas qualidades, tem sido bastante estudada como alternativa na dieta de ruminantes.

Relacionados