projeto pesquisa conector tego

3520 palavras 15 páginas
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

PROJETO DE PESQUISA

“AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO USO DO CONECTOR SISTEMA FECHADO TEGO® NA INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA AO CATETER DE HEMODIÁLISE”

São Paulo
2008
1. Introdução

A limitação do acesso vascular para hemodiálise é motivo de preocupação desde os primórdios da terapia renal substitutiva, e mesmo nos dias atuais, com todos os avanços no tratamento da doença renal crônica, o acesso vascular continua sendo a principal causa de hospitalização e morbidade para os pacientes com doença renal crônica em estágio 5. (1, 2, 3). A fístula artério venosa (FAV) é o acesso de primeira escolha para o tratamento de hemodiálise, estando associada a um menor índice de complicações (1, 4, 5).
Os cateteres tunelizados são uma importante alternativa para o acesso vascular quando estão esgotadas as possibilidades de confecção da fistula artério venosa (4,6). Um grande número de pacientes requer o cateter temporário para acesso vascular, por motivos como falência renal aguda, não maturação ou falência da FAV. Nos Estados Unidos 60% dos pacientes iniciam o tratamento de hemodiálise com cateter, com prevalência de 17%, entretanto este tipo de acesso vascular expõe os pacientes ao risco aumentado de complicações, sendo a principal destas, a infecção da corrente sangüínea relacionada ao cateter de hemodiálise (4,7,8,9). Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, CENSO da SBN-2007, mostram que a média de pacientes em Hemodiálise com acesso venoso central (temporário e permanente) era de 9,4% em janeiro de 2007, havendo, em 35% das Unidades, emprego superior a 10% (10) .
Conforme registros do United States Renal Data System, infecção é a segunda maior causa de morte em pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) em diálise, só perdendo para patologias cardiovasculares. Sepse contribui com mais de 75% dessas mortes por infecção 11). A incidência

Relacionados

  • Prefeitura de contagem 2011
    61799 palavras | 248 páginas
  • Manual
    43938 palavras | 176 páginas