Projeto pesquisa ciencia e tecnologia vales mucuri/jequitinhonha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As grandes mudanças que ocorreram no final dos séculos XIX e XX transformaram o mundo, num aspecto: social, econômico, político e ambiental, tendo como divisor de águas a 1ª e 2ª Revolução Industrial, que deu início a uma cadeia de consumo compulsória e a incessante busca pela novidade; que gera danos à sociedade e ambiente, a médio e longo prazo.
A partir de 1980 houve umaaceleração inédita dos ciclos de vida dos produtos em função da velocidade e da facilidade ao acesso da informação. Como cita Baudrillard (1995), quanto mais urbanizada está à sociedade e quanto maior é o acesso à informação e à disponibilidade de comunicação, maior será a geração de necessidades. Ou seja, o ser humano, ao ter mais acesso às informações, conseqüentemente terá mais acesso ao novo, ànovidade. Logo, cria-se a necessidade de obtê-la para poder se enquadrar ao novo estilo de vida, ou para ser aceito no grupo, ou então, para não ficar “atrasado”. Assim, a terceira fase da evolução da sociedade de consumo é marcada pela consolidação da lógica do efêmero, em que a busca pelo novo acelera-se, proporcionalmente à velocidade da informação (COLOMBO, L. O. R. 2008, p.147).
Em média umquarto do que é consumido por uma pessoa vai para o lixo, havendo então, perspectivas para criar soluções para a demanda do lixo, possibilitando sua diminuição (BONASSINA; GLITZ; PASCOAL, 2006). Percebemos a necessidade de encontrar soluções práticas para amenizar o descarte inconsciente de materiais que podem ser reaproveitados.
Segundo Carvalho, 2009; os equipamentos eletrônicos descartados seconstituem no tipo de resíduo sólido que mais cresce no planeta. Um relatório feito pela ONU estima que o Brasil descarte por ano cerca de 9,8 toneladas de computadores.
.
O computador é um objeto que promove aos usuários acesso a arquivos digitalizados, comunicação social, pesquisas. A primeira vista, são equipamentos inofensivos ao meio ambiente, confeccionados para proporcionar comodidadee conforto, porém ao ser descartado, pode ser fonte de grandes problemas, transformando-se em um grande perigo ambiental. Com isso, somos encarregados de tomar providencias que assegurem o descarte correto destes equipamentos tentando sempre buscar força junto às autoridades competentes para desempenhar com eficácia o trabalho de reaproveitamento. >>>>>
Este Projeto terá ênfasenos computadores ultrapassados, principalmente, nos resíduos eletrônicos, e na parte de hardware do mesmo que são descartados aleatoriamente, ou que ficam nas residências sem qualquer utilidade aparente.
O que se estima com este trabalho de planejamento é criar alternativas que renovem o ciclo de vida de componentes eletrônicos, muitas vezes, descartados em bom estado de uso. De acordo com aempresa Italiana Geodis Logistics, 94% dos componentes do computador podem ser reaproveitados, já que 40% é plástico, 37% formado por metais (incluindo ouro e prata), 5% de dispositivos eletrônicos, 1% de borracha e 17% de outros materiais diversos (BONASSINA; GLITZ; PASCOAL, 2006); desta forma os componentes em bom estado serão utilizados para formarem uma nova máquina, que posteriormente seráencaminha a comunidades carentes para inserção digital; materiais que realmente não podem ser utilizados para compor uma nova máquina, serão englobadas em laboratórios de aulas práticas de montagem e manutenção, ou, se nenhuma das hipóteses for possível, serem devidamente descartados. O incentivo a coleta seletiva é um dos focos deste projeto para agrupar esses resíduos e reutilizá-los em seguida.
Atabela abaixo relaciona os elementos químicos contidos nos eletroeletrônicos aos danos causado ao meio:
Elemento químico | Tipo | Problemas |
Mercúrio | Computador, monitor | Danos no cérebro e fígado |
Cádmio | Computador, monitor de tubo e bateria de laptop. | Envenenamento, problemas nos ossos e rins. |
Arsênio | Celulares | Câncer no pulmão, doenças de pele e prejudicar sist. Nervoso....
tracking img