Projeto pesquisa - aborto clandesgtino

1842 palavras 8 páginas
FACULDADE DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIAS E ARTES DOM BOSCO DE MONTE APRAZÍVEL-FAECA

MAYARA BAISSO LUI Nº 34
BRUNA GUARNIERI Nº 06

ABORTO CLANDESTINO:
DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO

MONTE APRAZÍVEL
2008

MAYARA BAISSO LUI Nº 34
BRUNA GUARNIERI Nº 06

TRABALHOS ACADÊMICOS: PADRÃO ADOTADO PELA FAECA PARA AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA

MONTE APRAZÍVEL
2008
INTRODUÇÃO

O Aborto Clandestino no Brasil constitui um problema de saúde pública e um tema de justiça social.
O ciclo de clandestinidade do aborto tem produzido vários desvios e problemas, os mais graves deles são a morte e a prisão das mulheres que abortam.
O fato é que se faz necessário algumas reflexões sobre esse processo em que a criminalização e a ilegalidade do aborto geram a clandestinidade para a realização do mesmo, que pode resultar na morte precoce e desnecessária de mulheres - um ônus para quem não pode pagar um aborto seguro.A descriminalização do aborto seria uma solução?
Devemos refletir que mesmo com a lei impondo regras e punidades, existe a prática do aborto clandestino e nem sobre a pressão de uma norma, as pessoas deixam de praticá-lo.Portanto, é melhor ampara-las do que vê-las morrer.
Pensando nisso, essa pesquisa tem o propósito de questionar a possibilidade da descriminalização do aborto, sendo uma hipótese de solução e combate às indústrias clandestinas.
Um outro fato importante é que recorrer ao abortamento inseguro expressa desigualdade, e injustiça social. Quando a mulher decide interromper uma gravidez, cabe à sociedade respeitar e ao Estado garantir o exercício desse direito. Assim tratar-se – á, também, dessa questão, com ênfase às leis que protegem essa prática.
Percebe-se que as mulheres recorrem às praticas de grande risco como uso de sondas, chás tóxicos e outros remédios caseiros de efeitos colaterais danosos,

Relacionados