Projeto pedagógico

Páginas: 5 (1222 palavras) Publicado: 21 de março de 2011
OS PROJETOS DE TRABALHO E A NECESSIDADE DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO E NA FUNÇÃO DA ESCOLA

Os projetos de trabalho são reflexos da necessidade de mudança na escola. E essas mudanças não são a solução para os problemas existentes, mas irão ser um elo que aproximará o professor da realidade do aluno e aperfeiçoar o que ele já construiu de concreto nos saberes escolares. O projeto de trabalho procurafazer com que se reconheçam as mudanças sociais no âmbito em que se caracteriza a sociedade atual no mundo. Ele ressalta uma metodologia tendo como base uma problemática que se encontra dentro ou fora da escola, contribuindo assim, com a formação social e cultural do aluno.
Surgiram críticas ao projeto de trabalho no intuito de desprestigiá-lo por não ser considerado uma inovação, mas sabe-seque se pode usar expressões semelhantes, tendo conotações diferentes, como também o raciocínio, agindo assim de acordo com as circunstâncias sociais, culturais e históricas. O projeto de trabalho ajudará a dar respostas às mudanças que se produzem nos alunos e na educação.
Ao longo dessas transformações surgiram pensamentos diferentes, ressaltando que, o êxito de determinadas propostas se dá,quando são interligadas às necessidades sociais e educativas, que fazem parte de um sistema de concepções e valores culturais.
A década de 20 traz um novo conceito sobre projetos. Quebrando o paradigma do neoliberalismo, mostrando um novo processo de aprendizagem vinculando o mundo exterior à vida escolar. O aluno já não é mais o receptor passivo, mas um ser ativo em contato com a sociedade na qualvive. As críticas ao Método de Projeto foram feitas por pessoas que defendiam a apresentação lógica e sistemática das matérias e os projetos inibiam alguns conteúdos que deixavam de ser solicitado, como também o caos que permeava as disciplinas e a sua influência sobre a organização da escola, causando uma desordenação geral. Mas quando se fala em projeto de trabalho, se deduz que é uma maneiraséria de trazer o aluno, sem imposição, para uma experiência única de uma construção mais organizada de saberes através de informações para se chegar a uma solução da problemática, que é o ponto de partida de um projeto.
Nos anos 70 o projeto de trabalho muda sua nomenclatura passando a se chamar de “trabalhos por temas”. Há uma protuberância às idéias-chave que iria contribuir para uma melhoriado ensino, facilitando à compreensão e a aprendizagem, trazendo uma noção de organização dos conteúdos, situando nos currículos a interdisciplinaridade, revelando o que há em comum nas disciplinas em seus conceitos-chave, ajudando os alunos na compreensão e aprendizagem de conceitos.
Nos anos 80 o projeto vai sofrer influencia na educação escolar através do construtivismo. Entra em voga o sabercognitivo e o saber derivado das novas tecnologias. Com isso estabelecem-se mudanças na educação escolar e os projetos voltam a ser objetos de estudo. O aluno vai ser capaz de construir seus conceitos, e que, através do conhecimento que já possui, ele vai adquirir novos conhecimentos, vai pensar criticamente diante de alguma situação, analisando-a, tendo condições de resolver problemas edesenvolver-se na aprendizagem.
É interessante salientar que o projeto não é um método, porque o método em relação à prática escolar é a aplicação de uma fórmula pré-estabelecida que determine uma seqüência regular e o projeto parte de uma problemática que envolve a realidade social, cultural, histórica e econômica do aluno. Ele é amplo, sem fórmulas previstas por serem abertas as diferentes idéias,propiciando a aprendizagem pelo saber fazer e pelo como fazer, operando metodologicamente por etapas até chegar ao resultado final. Às vezes há um equivoco no entendimento das diferenças entre projeto e método, por este abranger várias formas com vista a estabelecer uma proposta de trabalho para o ensino de uma forma concreta, assertiva e refletiva apresentando conteúdos escolares e utilizando-se de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto pedagogico
  • projeto pedagogico
  • Projeto pedagógico
  • Projeto pedagogico
  • Projeto Pedagógico
  • projeto pedagogico
  • Projeto pedagógico
  • Projeto Pedagogico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!