Projeto patrimônio histórico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO 

A POLÍTICA DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NO CENTRO DE SÃO PAULO DEPOIS DE 1990

1. INTRODUÇÃO  
 
O centro de São Paulo é a área que concentra o maior número de edifícios tombados da cidade, 910 exemplares numa área de 4,4 km2 - distritos municipais da Sé e Republica. Apesar de São Paulo ter comemorado em 2004 seus 450 anos de existência, é apenas a partir de 1900 que grandeparte deste patrimônio é constituído.  
 
A fundação de São Paulo data do século XVI quando, um grupo de padres da Companhia de Jesus, escalou a Serra do Mar chegando ao planalto de Piratininga e encontrou uma localização topográfica perfeita do ponto de vista da segurança, uma colina alta e plana, cercada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú. A 25 de janeiro de 1554, aí fundaram oColégio dos Jesuítas, ao redor do qual iniciou-se a construção das primeiras casas de taipa que dariam origem ao povoado de São Paulo de Piratininga que, durante séculos ocupou a área que hoje denominamos Centro Velho ou triângulo histórico, em cujos vértices ficam os Conventos de São Francisco, de São Bento e do Carmo. Até o inicio do século XIX, as ruas do triângulo concentravam o comércio, a redebancária e os principais serviços de São Paulo. No final do século, a cidade passou por profundas transformações econômicas e sociais decorrentes da expansão da lavoura cafeeira em várias regiões paulistas, da construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí em 1867 e do afluxo de imigrantes europeus.  
 
Em 1895 a população de São Paulo era de 130 mil habitantes dos quais 71 mil eram estrangeiros e, em1900, chegou perto dos 240 mil. Foi apenas nesse período a área urbana começou a se expandir para além do perímetro do triângulo. A abertura da Avenida Paulista em 1891, a construção do Viaduto do Chá em 1892 promovendo a ligação do "centro velho" com a "cidade nova e a construção em 1901 da nova estação da São Paulo Railway, a Estação da Luz preparam a cidade do século XX. A riquezaproporcionada pelo café, faz com que a Cidade de São Paulo passe a ser sinônimo de progresso. A cidade cresce e recebe muitos melhoramentos urbanos como calçamento, praças, viadutos, parques, trens, bondes, eletricidade, telefone, automóvel, e os primeiros arranha-céus, em 1911 a cidade ganhou seu Teatro Municipal. A industrialização se acelera após 1914 durante a Primeira Grande Guerra, ganha novo impulso e,em 1920, São Paulo tinha 580 mil habitantes. Com a queda da bolsa de valores de Nova Iorque, o café sofre mais uma grande crise e com a Revolução de 1930, alterou-se a correlação das forças políticas que sustentou a "República Velha" período marcante para São Paulo, tanto pelas grandes realizações no campo da cultura e educação, quanto pelas adversidades políticas. Neste momento o Centro Velho eo Centro Novo ainda congregavam as principais funções da cidade.  
 
Na década de 40, o prefeito Prestes Maia com seu "Plano de Avenidas", promove uma intervenção urbanística sem precedentes na história da cidade, com amplos investimentos no sistema viário. A cidade cresceu de forma desordenada em direção à periferia gerando uma grave crise de habitação, na mesma proporção em que as regiõescentrais se valorizavam. Em 1954, São Paulo comemorou o centenário de sua fundação com diversos eventos, inclusive a inauguração de vários arranha céus no centro da cidade, que passou a abrigar diversos edifícios projetados pelos mais renomados arquitetos modernos. (DPH , 2005)  
 
Nos anos 50, o parque industrial começa a se transferir da cidade de São Paulo para outros municípios da RegiãoMetropolitana, principalmente a indústria automobilística. Podemos dizer que o declínio gradual do da indústria paulistana coincide com o processo abandono e deterioração do Centro. O processo de passagem do Município para o setor terciário foi acentuado a partir da década de 70 quando as principais atividades econômicas da cidade, ligadas à prestação de serviços, e aos centros empresariais de...
tracking img