Projeto palhaços no hsopital

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 22 de abril de 2011
Projeto Doutorlhaços

Introdução:
O ser humano nasce com um potencial de vitalidade que permite o estabelecimento de uma relação criativa com o mundo, se houver um ambiente suficientemente bom - que permita o desenrolar do processo maturativo e a não ocorrência de interferências traumáticas. A existência de um ambiente-suporte, evitando imposições e intrusões, permite que o potencial herdadová se transmutando em sentimento de continuidade da existência.
Uma intervenção pontual, momentânea mas recorrente (uma ou duas vezes por semana). Ao entrar no hospital, os terapeutas da alegria despertam para si atenção. E respondem a esta atenção com a qualidade de olhar, o momento de uma brincadeira e sua duração, estabelecendo um contato lúdico. O paciente é o personagem principal. O palhaçoexplora o seu próprio ridículo. Propõe a aceitação da vulnerabilidade que habita em todos nós. O palhaço busca a eclosão de um brincar juntos.
Momento de ilusão e espaço transicional.
Objetivos:
É natural que a entrada, muitas vezes inevitável, num hospital seja acompanhada de ansiedade, medo, irritação e de um sentimento de vulnerabilidade de ter de se submeter a essa situação indesejada.Especialistas que trabalham com humanização afirmam que a suavização do ambiente hospitalar promove redução do tempo de internação, aumento do bem-estar dos pacientes e funcionários. A medicina e a saúde estão preocupadas com a questão da humanização como um passo importante para seu desenvolvimento futuro. Desta forma estão abrindo as portas para artistas entrarem no ambiente hospitalar,proporcionando aos pacientes momentos de descontração.
Com base nos estudos científicos que determinaram a relação que existe entre o humor e a saúde; foram desenvolvidas, e já estão sendo realizadas em várias partes do mundo, as chamadas "terapias do riso", onde, de maneira natural, sem ajuda de medicamentos ou fatores externos, estimula-se às pessoas a sorrir, a rirem de si mesmas e a recordar situaçõesengraçadas. O que se busca são risadas verdadeiras, explosivas, dessas que movem 400 músculos em todo o corpo, ativam o sistema imunológico e oxigenam os tecidos.
Tecnicamente o RISO inicia uma cadeia de reações fisiológicas, primeiro ele ativa o sistema cardiovascular, então a freqüência cardíaca e a pressão arterial aumentam, as artérias se dilatam, proporcionando uma queda da pressão.Contrações fortes e repetidas dos músculos da parede torácica, abdômen e diafragma aumentam o fluxo sanguíneo nos órgãos. Aquela respiração forçada causada pelo “há ! ha ! ha !” eleva o fluxo de oxigênio no sangue. A tensão muscular diminui e nós podemos temporariamente perder o controle dos nossos membros, como dizemos na expressão "fiquei fraco de tanto rir". Entendemos que RIR ainda é um ótimo Remédio!
Oclown, um componente teatral também conhecido como palhaço, quebra os bloqueios sociais, como a vergonha e o medo, expondo o lado mais inocente e verdadeiro de cada um. Os clowns utilizam brincadeiras, mágicas, o riso, a música, o teatro, a conversa desinteressada e os mais simples atos de olhar, falar e ouvir, como ferramentas para estabelecer contato e interagir, proporcionando aos pacientes,(sejam adultos ou crianças), aos acompanhantes e aos profissionais da saúde momentos de alegria e muita descontração.
Para entrar nesse ambiente hospitalar, os Drs. Lhaços transformaram o jaleco branco em um casaco colorido e multifuncional, trocaram os sapatos tradicionais por sapatos de palhaço e o nariz vermelho dá a pitada final nessa receita de Alegria, onde os médicos são especialistas em“risologia” e “ besteirologia”, os procedimentos são: Medir a pressão com fita métrica, transplante de nariz vermelho, transfusão de Milk shake , etc e tal .

“Não existe nenhuma coisa séria que não possa ser dita com um sorriso”.
(Alejandro Casona)

Justificativa:
Em 1986,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Palhaço do Riso
  • O palhaço
  • palhaço
  • Palhaço
  • O Palhaço
  • O Palhaço
  • palhaço
  • Cara de palhaço, pinta de palhaço, tipo de palhaço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!