Projeto na ubs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO ESTRATÉGICO

1. Apresentação da Organização

A Unidade Básica de Saúde do Conjunto Santiago em Londrina é o local onde os munícipes daquela região podem receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia.
Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exameslaboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
É importante mencionar as muitas dificuldades enfrentadas por esta comunidade em relação à saúde, uma vez que suas reais necessidades não são atendidas devido a problemas ocasionados pela má administração pública e degradação deste serviço público de saúde.
Devido às constantes mudançassociais, econômicas, políticas e legais, as administrações públicas municipais não possuem margem para o desperdício de recursos e de processos, faz-se então, cada vez mais necessário a otimização dos recursos e processos públicos para atender as demandas da sua comunidade.
Sendo assim, optar-se pelo planejamento estratégico nas ações públicas municipais como ferramenta norteadora dasotimizações dos recursos públicos, visa o desenvolvimento social da comunidade.


2. Diagnóstico Estratégico

2.1. Declaração de Valores

A UBS do Conjunto Santiago possui um histórico na oferta de seus serviços que se traduz na existência de experiências acumuladas em outras Unidades de atendimento a saúde no município de Londrina. Em suas atividades detectam-se dificuldades na estruturaorganizacional em relação aos profissionais da medicina, enfermagem e até mesmo da administração. A maioria dos profissionais relatam que a falta ou o número reduzido de profissionais prejudica o atendimento prestado à população.


2.2. Missão

Esta Unidade de Saúde tem como propósito fazer com que a saúde saia da situação vigente, que não está adequada para efetivar os princípios e diretrizes do SUS etambém para atender melhor as necessidades desta população.
O atendimento a população é o foco principal, mas para que essa Unidade de Saúde modifique sua atual estrutura organizacional, é necessário que surjam forças de mudança em seu interior. Para tanto, o planejamento local é uma iniciativa e pressupõe que os servidores da unidade e os usuários, estimulem, ou se tornem essas forças de mudança.Este objetivo comum pretende nortear os valores já estabelecidos e acrescentar outros ainda desconhecidos na melhoria do atendimento aos usuários e também ao grupo de servidores lotado neste local.


2.3. Visão

O atendimento aos usuários com qualidade, agilidade e eficiência será sempre o ponto de partida para o desenvolvimento desta Unidade. Isso se faz ao promover a qualidade de vida dosmunícipes usuários desta UBS, atendendo a determinação da lei, que garante saúde a todos. .



2.4. Fatores Críticos de Sucesso

Com o formato do Programa Saúde da Família, tomado por base, esta UBS, trás uma forma estudada para gerar sucesso, visando à reorientação do modelo de atenção e a uma nova dinâmica da organização dos serviços e ações da saúde. Com esse objetivo tende a substituirou converter o modelo tradicional de assistência à saúde, historicamente caracterizado como atendimento da demanda espontânea, eminentemente curativo, hospitalocêntrico, de alto custo, sem instituir redes hierarquizadas por complexidade, com baixa resolutividade e, no qual, a equipe de saúde não estabelece vínculos de cooperação e corresponsabilidade com a comunidade. A prevenção torna-se ainda amelhor forma de reduzir custo e garantir a qualidade de vida.


2.5. Análise Externa

A população depende da boa resolutividade das equipes, do acolhimento, da capacidade de delimitar os recursos necessários para resolver os problemas e de uma prática baseada na pessoa (e não da doença), na família e na comunidade.
Assim as equipes do Programa Saúde da Família têm inovado na busca de...
tracking img