Projeto multidisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP




PROJETO MULTIDICIPLINAR




LIMEIRA-SP 2012



Etapa 1:
Tema: Projeto de trabalho
Um dos textos lidos é Projeto: Uma nova cultura de aprendizagem, o autor diz que os projetos acabam envolvendo alunos, professores e pais, e que até o ambiente tem que ser propicio para que aconteça uma boa interação entre todos os elementos dispostos. Trata-sede um novo método de ensino, pois faz com que os alunos desenvolvam sua autonomia, construindo seus conhecimentos através da busca de informações. Cita também o nome de alguns pensadores como Dewey, Freire, Vygotsky e Piaget quetinham essa mesma ideia de resolver as situações-problemas. Com essa nova cultura é feita várias mudanças na escola que proporcionem maior ênfase ao ambiente escolar e atodos os elementos envolvidos. Trabalhar com projetos é superar e estar dispostos a encarar desafios.
O outro texto escolhido é a Integração das tecnologias na educação, onde o autor coloca muito em evidência a utilização de projetos que incluam o uso de diferentes tecnologias. Fazendo com que o aluno pesquise, produza, tire e levante dúvidas. Isso também os torna mais críticos e observadores.Muitos professores relutam com essa nova prática, mas é preciso romper com algumas limitações impostas pelo dia-a-dia e até mesmo pelo comodismo. Essa prática faz com que o aluno aprenda fazendo, tenha autoria, e lute para ter o melhor resultado.
Em relação aos dois textos, ambos falam sobre projetos e cada autor pensa um pouco diferente do outro, o primeiro fala que o desenvolvimento de projetos émuito importante para o desenvolvimento escolar e para que isto ocorra tem que acontecer o envolvimento de todos da escola desde funcionários e professores.
O segundo menciona que alguns professores tradicionalistas relutam com as mudanças, pois se acomodam com a rotina e não querem fazer mudanças.
Enfim, as mudanças vêm para melhorar o ensino, o tradicionalismo não faz com que os alunos seempenhem a buscar respostas para suas dúvidas, sendo assim não se tornarão pessoas críticas, que se empenham a buscar resultados. Já os projetos ajudam a formar cidadãos críticos e buscam resolver os problemas para obter um bom resultado.
Etapa 2

Tema: Diversidade na escola

A criança na escola convive com a diversidade e poderá aprender com ela, singularidades presentes nas características decultura, de etnias, de regiões, de famílias,são de fato percebidas com mais clareza quando colocadas junto a outras. A percepção decada um, individualmente, elabora-se com maior precisão graças ao outro, que se colocacomo limite e possibilidade, limite, de quem efetivamente cada um é, possibilidade, devínculos, realizações de “vir-a-ser”.
Abordar as diversidades culturais bem como suasparticularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.
Sabendo que, a diversidade cultural está presente diariamente no contexto escolar, expressando-se na nossa música, na dança, na culinária, na nossa língua portuguesa e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano.
Nessa perspectiva, se descortina umvasto campo de possibilidades, pois, “o saber do povo” designa muitas formas de conhecimentos expressas nas criações culturais dos diversos grupos de uma sociedade.
O processo educativo segundo Freire é organizado na relação entre currículo, conhecimento e cultura. É pensando nessa valorização da diversidade cultural que escolhemos um projeto sobre a importância de se trabalhar a diversidadecultural, que iremos propor, é que o trabalho educativo seja interdisciplinar que permita ao aluno estar fazendo elos, tornando a aprendizagem coerente, com o intuito de oferecer uma prática pedagógica voltada à compreensão da realidade social.



Etapa 3

2º ano Ensino Fundamental
1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE
COMPETÊNCIAS




E







HABILIDADES •História...
tracking img