Projeto multidisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto Multidisciplinar II


NOME DO ALUNO:
NOME DO ALUNO:
NOME DO ALUNO:


Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar II”, sob orientação do professor-tutor à distância FernandaMontez Borges.





São Caetano do Sul
2012



Introdução

Neste trabalho falaremos um pouco da historia da educação, citando as concepções de Froebel que viabiliza na infância como trabalhar a linguagem, as brincadeiras lúdicas, em um desenvolvimento saudável para acriança.

As brincadeiras previstas de Froebel eram quase sempre ao ar livre, são atividades estimuladas com objetivos, de acordo com suas faixas etárias, para que as crianças possam ter um proveito melhor em seu próprio desenvolvimento, como a criatividade, linguagem, expressão de sentimentos e entre outros.

O papel do educador é extremamente importante para as realizações dessasbrincadeiras,ilustramos duas fotos de duas brincadeiras lúdicas que nos mostra um grupo de crianças que estão brincando,interagindo e participando.

A brincadeira lúdica não exige muitas regras o que nos aproxima de uma infância como antigamente que as crianças brincavam nas praças, nas ruas com total liberdade, hoje a realidade esta um pouco distante desta infância as crianças ficam em computadores, vídeogames, shopping e entre outros, portanto o brincar como vemos é muito importante para a construção de um novo ser

Froebel foi um professor universitário onde priorizou a importância da criança, destacando suas atividades estimuladas como jogos e brincadeiras ao natural do tempo da criança, seus estudos e aplicações praticas se basea-se nos jardins de infância no qual se considera o inicio
Nosjardins de infância se inicia uma nova fase para a criança onde os estímulos de brincadeiras, brinquedos são importantes para a personalidade, criatividade, afetividade e entre outras não desenvolvendo naturalmente no ato de brincar nos meios educativos, quanto mais ativos é a mente da criança mais ela é receptiva aos novos conhecimentos.
O gesto, o conto e a linguagem são as formas de expressãode sentimento e idéias apropriadas na educação infantil
A historia contada pela professora deve ser expressada pela criança também nesta parte pode ser estimulada em diversas formas como exposição de figuras , musicas , trazendo a natureza moral fortalecida pelos esforços para realizar uma forma concreta e objetiva aos motivos superiores e os sentimentos.
A idéia de Froebel contribuiu para apedagogia moderna em forma que o ser humano e essencialmente dinâmico e produtivo, não meramente receptivo, o homem tem uma força auto-geradora e não uma esponja que só observa conhecimentos.
De modo geral, no entanto, a pedagogia de Froebel pode ser considerada como defensora da liberdade, o educador acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural que os leva a aprender de acordocom os seus interesses e por meio de atividades praticas.
Na primeira infância dizia, o importante é trabalhar a percepção e a aquisição da linguagem, sem imposição a criança porque, o segundo sua teoria elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, como caracteriza, Jean Piaget.
O objetivo das atividades nos jardins de infância era possibilitar brincadeiras criativas, asatividades e o material escolar eram determinados de antemão para oferecer o Maximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica. Froebel desenhou círculos, esferas e cubos e entre outros objetivos que tinham por objetivos estimular o aprendizado, as brincadeiras porem acompanhadas de usinas, versos e danças.
As brincadeiras previstas por Froebel eram quase sempre ao ar livre...
tracking img