Projeto multidisciplinar ll

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA



PROJETO MULTIDISCIPLINAR II


Ana Paula Nobrega de Salle RA 2306303599
Isoleide Teixeira Queirós de Sousa RA 2307338155
Poliana Alves de Castro RA2316369937
Simone Marsoletto Campioni RA 2315297472
Valéria Cardozo RA 2321362545Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
entregue como requisito para conclusão
da disciplina “Projeto Multidisciplinar II”,
sob orientação doprofessor-
tutor à distância Rita de Cássia M. Gomes.




Sorocaba
2012

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo realçar a grande importância do trabalho de Friedrich Froebel para a educação. Foi Froebel quem fundou o primeiro jardim-de-infância, na Alemanha. É dele a concepção de que asbrincadeiras são o primeiro recurso para a aprendizagem. Não são apenas diversão, mas uma maneira de criar representações do mundo concreto e assim entendê-lo. Através do lúdico a criança cresce, se expressa e se desenvolve.
Observamos assim a importância do brincar para a criança, pois enquanto ela interage com os brinquedos, ela também desenvolve sua percepção, elabora seus conhecimentos e teorizasobre as situações e sobre o mundo em que vive. Nesse momento de brincadeira, a criança constrói relações sociais.
Seria essencial que esses momentos de descontração, diversão e aprendizado fossem vivenciados dentro de uma Brinquedoteca, que é o espaço apropriado para isso, pois é organizado especificamente para oferecer um ambiente agradável às várias facetas das brincadeiras, jogos eatividades lúdicas. Uma ferramenta essencial para a educação.




2. AS CONTRIBUIÇÕES DE FROEBEL PARA A EDUCAÇÃO

Friedrich Froebel, filho de pastor protestante foi um dos primeiros educadores a defender que o Jardim de Infância era de suma importância para o desenvolvimento infantil.
Defendia um ensino sem obrigações, pois achava que a criança aprendia melhor se fosse umaeducação espontânea.
Acreditava também que através dos jogos e das brincadeiras as crianças aprendiam melhor. Utilizava brincadeiras acompanhadas de danças, músicas, versos, de preferência ao ar livre para ficar mais perto da natureza e de sua essência.
Segundo Arce, em 1837 Froebel fundou o Instituto de Educação Intuitiva para a Auto-Educação. Neste local a criança poderia “descobrir suaessência divina e suas potencialidades.” Para Froebel, o jogo juntamente com os brinquedos, desenvolve na criança o autoconhecimento, pois é através dele que a criança expressa sua visão de mundo.
Froebel percebeu também, por meio desses jogos e brincadeiras, a grande força que os símbolos possuem para a criança. Assim Froebel elegia a brincadeira e os brinquedos como mediadores tanto noprocesso de apreensão do mundo pela criança, por meio da interiorização, como também no processo de conhecimento de si mesma, por meio da exteriorização.
Ele dava grande importância aos trabalhos manuais, pois eles favoreceriam a expressão do pensamento, desenvolvendo o raciocínio, a inteligência, transformando a criança em um ser paciente, preciso e confiante.
Podemos então afirmar,que a criança através dos brinquedos (sejam manuais ou não), da música, das brincadeiras livres ou direcionadas e dos jogos educativos, se expressa espontaneamente, com mais liberdade, usando a imaginação e criatividade.
Cabe ao professor, escolher os métodos e abordagens para despertar o interesse na criança e para que assim ela realmente se desenvolva.
Como se sabe, de enorme...
tracking img