Projeto multidisciplinar ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]







PEDAGOGIA- 4ª SEMESTRE

MATÉRIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
Professora TUTORA HELIMARA



ALUNAS
Claudia Maria Miom D´Avila RA:1129346006
Priscila Aparecida Oliva RA:2542426402



PIRASSUNUNGA
2012
PREFÁCIO

Ao brincar, a criança percebe-se com um “ser” no mundo numa relaçãoentre o que é pessoal (interior) e o que é do grupo (realidade externa). Portanto, o brinquedo é uma atividade que permite o ingresso no mundo da imaginação e no mundo das regras. A pesquisa também nos informa que o lúdico para a criança é o meio de expressão fundamental e é através da brincadeira, que as crianças muito aprendem com se adaptar ao mundo. Brincar é criar situações mais estimuladoraspara que a criança por si mesma descubra o conhecimento. O brinquedo e o ato de brincar completa o mundo mágico infantil, pois é uma das principais formas de auto-descoberta e vivências da própria criança, partindo da percepção de seus limites e de suas possibilidades, explorando seu ambiente através de suas brincadeiras de uma maneira saudável e produtiva, contribuindo assim, para a integração desuas primeiras experiências culturais.

É necessária a informação sobre a importância do trabalho com o brinquedo em detrimento á próprio formação da criança. O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ele precisa brincar para crescer. Segundo Piaget (1989), a maneira de a criança assimilar (transformar o meio para que este se adapte às suas necessidades) e de acomodar (mudara si mesmo para adaptar-se ao meio) deverá ser sempre através do lúdico. Em relação à atividade escolar, a mesma deverá ser uma forma de lazer e de trabalho para as crianças do pré-escolar. Com isso, os brinquedos tornam-se recursos didáticos de grande aplicação e valor no processo ensino aprendizagem. A criança aprende melhor brincando e todos os conteúdos podem ser ensinados através dasbrincadeiras, ou seja, em atividades predominantemente lúdicas As atividades com os brinquedos terão sempre objetivos didático-pedagógicas e visarão propiciar o desenvolvimento integral do educando. “Os métodos de educação exigem que se forneçam as crianças um material conveniente, a fim de que jogando, elas, cheguem a assimilar as realidades intelectuais, que sem isso, permanecerem exteriores àinteligência
infantil” Piaget (1989). Atualmente graças ao trabalho de psicólogos e educadores como Piaget e Vigotsky, há uma forte convicção de que brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança.









É na magia do brinquedo que ela desenvolve a auto – estima, a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a senso – percepção,a cooperação e o relacionamento interpessoal.







SUMÁRIO



1. APRESENTAÇÃO DA CAPA DO TRABALHO

2. PREFÁCIO

3. INTRODUÇÃO

4. ITENS DO MANUAL DE JOGOS E BRINCADEIRAS:

• TITULO;

• TIPOS DE BRINQUEDOTECA;

• DIFICULDADES ESCOLARES;

• DIAGNÓSTICO/INTERVENÇÃO;

• TEMPO NECESSÁRIO AO DESENVOLVIMENTO DAATIVIDADE;

• LOCAL PARA ATIVIDADE;

• MATERIAL;

• DINÂMICA;

• PROBLEMATIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO/INTERVENÇÃO.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6. REFERÊNCIAS E PESQUISA.













INTRODUÇÃO



A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA E DO BRINCAR

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança podereproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar e a brinquedoteca possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar e da brinquedoteca para o desenvolvimento integral do ser...
tracking img