Projeto multidisciplinar ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Tema: Atividades Lúdicas (BRINCAR É COISA SÉRIA)

Este trabalho tem por finalidade discutir as contribuições que a brincadeira pode oferecer à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil. Para tanto, primeiramente é feita uma discussão sobre a utilização das definições dos termos brinquedo, brincadeira e jogo.
As crianças dessa faixa etária são curiosas, portanto o projeto visa osinteresses despertados por elas, nas brincadeiras do dia-dia estimular o aprendizado.
A brincadeira é vista na literatura como um recurso que pode estimular o desenvolvimento infantil e proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar.
O que se pode concluir é que, utilizar a brincadeira como um recurso escolar é aproveitar uma motivação própria das crianças para tornar aaprendizagem mais atraente. Entretanto, o meio escolar encontra dificuldades que impedem a utilização do recurso da brincadeira como um facilitador para a aprendizagem.
Os procedimentos de coleta das informações envolveram situação de recreação livre nas instituições. Os principais resultados indicam que a estrutura da instituição educativa influencia no comportamento de seus educando.
Essesresultados demonstram que é necessária uma dedicação entre o projeto pedagógico, as práticas do currículo formal, brincadeiras e jogos, transformando e aprimorando a qualidade nas instituições escolares.
Palavras-chave: Brincadeira, Aprendizagem, Desenvolvimento.










JUSTIFICATIVA

As escolha deste tema Atividades Lúdicas, sejam elas, o brinquedo, o jogo ou abrincadeira,vem pela necessidade de maiores informações pois proporcionam um maior interesse em crianças, adolescente e adultos. O ato de brincar faz parte da natureza do ser humano, favorecendo o desenvolvimento, fazendo com que aconteça uma interação entre o ser e o desejo de descobrir o que acha impossível. Na criança quase todas as atividades que envolvem a ludicidade, a leva a adivinhar e antecipar asestratégias, formulando o resultado final do objetivo lógico proporcionado pela ação vivenciada.
A ludicidade tem crescido e conquistado um grande espaço na área da Educação Infantil, e despertando em professores do Ensino Médio uma outra visão de atingir o educando no processo ensino-aprendizagem.
Entretanto o brinquedo, a brincadeira e o brincar são essencial na infância, que pedagogicamentepossibilita a produção do conhecimento e a estimulação da afetividade no ser em construção. Dessa forma a criança consegue estabelecer com o objeto uma relação natural e consegue manifestar suas angustias e paixões, alegrias e tristezas, agressividades e passividades, mesmo enquanto o ser já tenha se tornado adulto.
Por isso iremos juntos com Froebel entender melhor este assunto pois afinalele é considerado hoje o reformador educacional mais completo do século XIX.
Depois que suas idéias reformularam a educação, descobriu-se que sua inspiração saiu do amor à criança e à natureza. A essência de sua pedagogia são as idéias de atividade e liberdade





Contribuições de Froebel para a Educação Infantil
Froebel é considerado hoje o reformador educacional maiscompleto do século XIX, Depois que suas idéias reformularam a educação, descobriu-se que sua inspiração saiu do amor à criança e à natureza. A essência de sua pedagogia são as idéias de atividade e liberdade.
Froebel abriu o primeiro jardim de infância e passou a dedicar toda sua vida à fundação de jardins de infância, à formação de professores e à elaboração de métodos e equipamentospara as instalações. Os ideais de Froebel foram considerados politicamente radicais e foi banido. Embora sobre a influência de Pestalozzi, Froebel foi totalmente independente e crítico, formalizando os seus próprios princípios educacionais.

Na sua obra A educação do homem (1826) ocorre a afirmação que:
"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição...
tracking img