Projeto multidiciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar II” ministrado pelo Professoro EAD Djalma Silveira sob orientação da professora-tutora a distância Fernanda Tamborim Montez BorgesCampinas
2012
Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar a ATPS da disciplina Projeto Multidisciplinar II. Para sua realização o grupo teve vários encontros durante o bimestre, para troca de informações e montagem do trabalho. Lembrando que a finalidade da ATPS é elaborar um relatóriocontando a historia das atividades lúdicas e o começo da brinquedoteca, bem como a contribuição de Froebel para a construção do Jardim de Infância.
O grupo optou por elaborar este relatório voltado para educação infantil, e o ensino fundamental, mostrando a importância do brincar no processo ensino-aprendizagem da criança.
Fica claro que o conceito do lúdico é comouma ferramenta educativa de diversão, socialização e construção do conhecimento para criar na criança a curiosidade saudável e construtiva.
Portanto desencadeia um processo de interação da criança com o mundo externo proporcionando experiências concretas e indispensáveis tanto ao seu desenvolvimento intelectual quanto ao seu afetivo emocional, sobretudo quando estas atividades permitemque as crianças aprendam a competir entre si de maneira saudável, a combinar e respeitar regras e a cooperar umas com as outras.
Este trabalho foi composto por quatro relatórios, para obtermos um Relatório Final, contendo todas etapas desta ATPS.


A contribuição de Froebel na construção histórica das atividades lúdicas.
Friedrich Froebel era um educador alemãoque levou adiante as ideias de Pestalozzi. Enfatizando o amor à natureza e à criança no processo educacional.
Em 1837, fundou o primeiro “Jardim de Infância”.
No jardim de infância, por ele criado, o professor era considerado um jardineiro e as crianças plantinhas de um jardim.
As atividades de linguagem, de percepção sensorial e de brinquedo seriam formas da criança expressar-se. Para ele, osritmos e o movimento eram muito importantes, por isto, deu importância ao desenho e à atividade lúdica.
O modo básico de sua proposta educacional incluía atividades de cooperação e o jogo, entendidas como a origem da atividade mental. Os recursos pedagógicos eram divididos em dois grupos: as prendas ou dons e as ocupações. As prendas eram materiais que não mudavam de forma: ex. cubos, cilindros,bastões e lapides. As ocupações consistiam em materiais que se modificavam com o uso, ex. argila, areia e papel, usados em atividades de modelagem, recorte, dobradura, e outras atividades que buscariam estimular a iniciativa da criança no seu desenvolvimento.
As prendas e as ocupações se articulariam pela mediação da educadora na formação da livre expressão infantil, ou seja, daquilo queFroebel, dentro de seu quadro ideológico, chamou de “atividades maternais”

Brincadeiras que estimulam a concentração e o autoconhecimento e a criatividade da criança

Brincadeira 1: A Raposa, a Galinha e os Pintinhos
Publico alvo: Educação Infantil, idade de 0 a 5
Objetivo da Brincadeira: estimular a concentração, a autoconfiança a socialização e a agilidade.
Brincadeira 2: Tapete MagicoPublico alvo: Educação infantil, idade 0 a 5
Objetivo da Brincadeira: Estimular a socialização em equipe, coordenação motora espacial e a concentração.

Relatório
Elaboramos essas atividades utilizando algumas estratégias dinâmicas que motiva e desafia as crianças a encontrar as melhores soluções para resolver problemas.
Constituem um precioso recurso para observar a conduta infantil , sendo...
tracking img