Projeto motivação para a leitura

Páginas: 15 (3729 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
[pic]

Relatório final
Estágio supervisionado em psicologia escolar: Motivação para Leitura

Relatório final
estágio supervisionado em psicologia escolar: Motivação para Leitura

Sumário

APRESENTAÇÃO A 4
INTRODUÇÃO TEÓRICA 6
Motivação para a leitura 6
Papel do Psicólogo Escolar 10
OBJETIVOS 12
MÉTODO 13
Instituição 13
Participantes 13Materiais 14
Procedimento 15
RESULTADOS E CONCLUSÃO 16
CRONOGRAMA 20
REFERÊNCIAS 21
ANEXOS 23
Ficha de horas do estagiário 24
Atividade de enceramento...........................................................................................25
Relatórios semanais 26

Apresentação

O PRESENTE PROJETO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR PROPOSTAS DE ATUAÇÃO EM SALA DE AULA FOCANDO AMOTIVAÇÃO PARA A LEITURA. AO APRENDER A LER, A CRIANÇA DEVE DOMINAR DOIS TIPOS BÁSICOS DE PROCESSOS: O PROCESSO LÉXICO E O DE COMPREENSÃO, PORÉM, NÃO É O SUFICIENTE PARA SE TER UM LEITOR ÁVIDO POR NOVOS CONHECIMENTOS, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE HAJA MOTIVAÇÃO PARA TAL EMPREENDIMENTO. ENTENDENDO-SE MOTIVAÇÃO COMO RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SITUAÇÃO, E QUE O NÍVEL DESTA VARIA TANTO ENTREINDIVÍDUOS QUANTO PARA INDIVÍDUOS E EM TEMPOS DIFERENTES, COMO FAZER ENTÃO PARA MOTIVAR CRIANÇAS NO HÁBITO DA LEITURA?
Isso posto, o papel do psicólogo escolar é o de ajudar e promover a qualidade e eficácia do processo educacional por meio de conhecimento psicológico, auxiliando a elaboração de currículos, programas, métodos e materiais, que atendam a realidade, interesses e necessidades dosvariados grupos de diferentes faixas etárias e de desenvolvimento.
A escolarização, dentro da visão psicológica, engloba muito mais do que a instrução realizada pela leitura, história, e outras matérias, implicando também as mudanças de atitudes, valores, modos de lidar com outras pessoas naquilo que ela realiza e o que pode realizar. O psicólogo escolar, por meio de conhecimento científico etécnicas especificas, contribui para conhecer e caracterizar psicologicamente a população escolar, identificando situações e comportamentos, evitando rotulações preconceituosas. Trabalha, dessa forma, em tudo que envolve o cotidiano da sala de aula, promovendo a integração dos processos formais e informais de educação, por meio de um trabalho mediador e participativo, numa atuação conjunta frente àsrelações professor-aluno, considerando as influências familiares, comunitárias e culturais.
A justificativa deste projeto deu-se a partir do relato da Sra. Silvia Cristina Cardoso Neves, Coordenadora Pedagógica do Colégio Manoel Cardoso, localizado na cidade de Francisco Morato, no qual demonstrou interesse e preocupação do desenvolvimento da leitura nesta fase do aprendizado, considerando aimportância de sedimentar tanto o hábito da leitura quanto o perfeito entendimento e compreensão dos textos, preparando o aluno para os desafios que a vida acadêmica lhe reserva, nos próximos anos escolares.
A partir do relato da coordenadora, foram realizadas observações, nas salas de aula, intervalos. Confirmando-se assim a intervenção junto às crianças do 4º ano do ensino fundamental,com o objetivo de aplicar dinâmicas que as motivem a ler. Sendo assim, o principal objetivo deste projeto é o de promover estratégias que motivem alunos ao hábito da leitura.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA
AO APRENDER A LER, A CRIANÇA DEVE DOMINAR DOIS TIPOS BÁSICOS DE PROCESSOS OS LÉXICOS, QUE SÃO USADOS PARA IDENTIFICAR AS LETRAS E AS PALAVRAS, ATIVANDO A INFORMAÇÃORELEVANTE NA MEMÓRIA SOBRE ESSAS PALAVRAS E O PROCESSO DE COMPREENSÃO, QUE É UTILIZADO PARA ENTENDER O TEXTO COMO UM TODO (STERNBERG, 2000). SENDO ASSIM, A COMPREENSÃO EM LEITURA É CONSIDERADA UMA HABILIDADE COGNITIVA FUNDAMENTAL EM TODOS OS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO VISTO QUE, REFERE-SE AO PROCESSO DE ADQUIRIR E ENTENDER A INFORMAÇÃO PROVENIENTE DA LINGUAGEM ESCRITA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura e motivação
  • Projeto motivação
  • O Hábito de leitura e sua Motivação
  • Projeto De Leitura Na Sala De Leitura
  • projeto de leitura
  • Projeto de Leitura
  • Projeto de leitura
  • Projeto leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!