Projeto monteiro lobato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO: Eu vivo, Eu brinco e Aprendo

SBTEMA: Projeto leitura na educação infantil (conhecendo Monteiro lobato)

rojeto leitura na educação infantil (conhecendo Monteiro lobato)

Introdução:
O Projeto conhecendo Monteiro Lobato, entre tantos projetos literários, é mais uma atividade didática promovida com o fim de criar, despertar e cultivar a prática constante e indispensável da leitura, umavez que livro nenhum tem período ou momento exato para ser lido, não nos cumula anos, mas sabedoria para vivê-los melhor. Livros são alimentos riquíssimos para a formação da nossa personalidade, para a cristalização do nosso saber e para a calcificação da nossa auto-estima e, o melhor, não é perecível; não somente podem, mas devem ser mantidos ao alcance das crianças e consumidos em grandesdoses, desde a pré-alfabetização até as mais tenras primaveras.

Acreditando e investindo nessa premissa, nosso objetivo é levar não apenas o aluno, mas também os professores e os pais a se familiarizarem, primeiramente, com o autor das obras — pesquisando sobre sua vida, suas motivações para escrever, seu estilo, sua percussão — e, só a partir desse conhecimento, se lançar à leitura das obraspreviamente selecionadas.

A escola, sendo um espaço propício ao incentivo à leitura, é capaz de fazer com que o aluno ponha em questão o universo em que está inserido, dando-lhe margens para interagir como sujeito que pensa. O aluno não pode se limitar às idéias de educadores que vêem a leitura como simples decodificação de símbolos gráficos, sem buscar na sua essência os pressupostos básicos de fazeraflorar o senso crítico nos seus alunos, partindo de uma necessidade própria de instigar constantemente, socializar a curiosidade e não se satisfazer com idéias prontas, sabendo julgá-las quando necessário.

A professora é fundamental nesse processo, garantindo o espaço e as condições para que os alunos se mostrem nas suas histórias, nas suas preocupações; é ela quem vai identificar, nesseuniverso de representação que se desvela, os temas, os problemas e os interesses a serem trabalhados pelo grupo. Não é priorizando os aspectos mecânicos da leitura que a escola criará um leitor reflexivo, crítico e participativo, capaz de estabelecer relações com seu mundo. Essencial é a função que a professora vai exercer no encaminhamento do processo da leitura.

Cabe à escola reconhecer suacapacidade de atuar como estimuladora do processo de leitura e propiciar o máximo em experiências, não apenas com base no código lingüístico escrito, mas no ouvir, comentar, criticar, sugerir, ler diferentes linguagens.
O aluno deve ter acesso aos mais variados materiais de escrita, sem, contudo, tornar-se passivo enquanto apenas recebe e aceita o que lê. Ao contrário, que seja encorajado o comentário,a crítica, a sugestão, como meios de promover a aceitação ou o questionamento sobre o texto lido. Esse parece ser um caminho mais eficaz que aquele comumente percorrido na escola.
Fundamentação Teórica

A tarefa de educar a muito, reclama do corpo docente criatividade, dinamicidade e, o mais importante, exemplos vivenciados na prática e não meramente citados ou solicitados. Nada mais é porque éou se faz porque tem que fazer! Dadas as novas diretrizes do ensino e seu caráter multidimensional, o aluno deixa de apenas receber os conteúdos e passa a presenciá-los, buscando suas origens e suas aplicações na prática.
Com a leitura ou a literatura não acontece diferente, o professor tem de estar engajado no projeto de ler e reler para melhor orientar e incentivar esse dom nos alunos, queconstantemente vêm sendo persuadidos pelos meios de comunicação em massa. Nesse sentido, um dos objetivos do Projeto Casa de Monteiro Lobato é motivar paralelamente os alunos da Educação Infantil, de forma que, desde deste período, durante um mês, se trabalhe com este escritor, buscando e descobrindo coisas novas.
Ao educador, é designada a função de adaptar a mensagem dos livros às habilidades e...
tracking img