Projeto monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ROSILENE LIMA DA SILVA

A REALIDADE DA EXCLUSÃO DIGITAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

Projeto de pesquisa bibliográfica elaborado para desenvolver um trabalho da Análise Bibliográfica a ser apresentado para a conclusão da disciplina Metodologia Investigativa, do Curso de ASI-Rede, da Faculdade União Educacional de Brasília (UNEB), ministrada pela Profª LReis.

Brasília, DF

Fevereiro, 2007

Sumário

Resumo

1 – Introdução............................................................................................................................3

2 - REVISÃO CONCEITUAL.................................................................................................4
2.1 – Conceito de ExclusãoDigital.................................................................................4
2.2 – Conceito de Exclusão Social..................................................................................4
2.3 – Conceito de Inclusão Digital.................................................................................4
2.4 – Conceito de InclusãoSocial...................................................................................5

3 - REVISÃO DA LITERATURA...........................................................................................5
3.1 - A Realidade da Exclusão Digital no Brasil.............................................................5
3.2 – A Exclusão Digital na Sociedade da Informação...................................................5

4 - CONSIDERAÇÕESFINAIS..............................................................................................6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................................7

Resumo
O objetivo deste trabalho e com base em dados e informações coletados em várias fontes, é mostrar a realidade da exclusão digital no Brasil na sociedade da informação. A exclusão digital em boa parte dosestudos de artigos analisados , é vista como um problema , assim, por conseqüência, a inclusão digital como solução através das novas tecnologias de informação. A metodologia utilizada foi desenvolvida por meio da técnica de pesquisa bibliográfica, em três etapas do Método Educar pela Pesquisa (MEP): sendo a primeira etapa, exploração e planejamento; a Segunda, de desenvolvimento e a terceira, daapresentação.

Palavras-Chave: Exclusão Digital; Tecnologias de informação e Inclusão Digital.

1 - Introdução
O trabalho será abordado como a realidade da exclusão digital no Brasil na sociedade da informação. Verificando-se, entretanto, que uma boa parcela da população brasileira nunca utilizou um computador, quanto menos acessou a internet.
Devido as implicações da exclusãodigital no Brasil, o governo está investindo na educação digital, disponibilizando novas tecnologias nas instituições de ensino, tendo como meta ao combate da exclusão digital na sociedade da informação
Os grandes avanços em Ciências & Tecnologia vivenciados na contemporaneidade refletem em todos os segmentos da sociedade. Vale ressaltar, que tal reflexo ao mesmo tempo em que ilumina alguns,entorpece a visão de muitos outros o que conseqüentemente fortalece a divisão entre as classes sociais. Assim, percebemos que a informação ao mesmo tempo em que é vista como um fator de inclusão, também pode ser tida como excludente. E dependendo do meio pelo qual é veiculada, o índice de exclusão toma proporções alarmantes.
2 – REVISÃO CONCEITUAL

2.1 – Conceito de exclusão digital

Deacordo SILVEIRA (2001, p.18)[1], “a exclusão digital ocorre ao se privar as pessoas de três instrumentos básicos: o computador, a linha telefônica e o provedor de acesso.”

Para O Portal da Prefeitura de São Paulo,[2] “a exclusão digital é um termo que designa países, normalmente de terceiro mundo, e pessoas que não têm acesso à tecnologia da informação.”

2.2 – Conceito de exclusão...
tracking img