Projeto monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A REVITALIZAÇÃO URBANA EM UM PEQUENO MUNICÍPIO: O CASO DA PRAÇA DAS PALMEIRAS EM SANTA IZABEL DO OESTE, PARANÁ
Roberto Luiz de Carli Pós-Graduando do Curso de Especialização Lato Sensu em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional, UNICENTRO, 2008. Lisandro Pezzi Schmidt Orientador, Docente do Departamento de Geografia da UNICENTRO, Guarapuava. www.unicentro.br

RESUMO O presente trabalhoversa sobre a revitalização da Praça das Palmeiras, no município de Santa Izabel do Oeste, Paraná. Trata-se de um estudo baseado na necessidade de implantar um centro mais urbanizado, com uma visão urbanística de cidades maiores, criando-se um centro comercial e de lazer melhor estruturado, potencializando, desta forma, a sua representatividade no intuito de privilegiar a população local.Palavras-chave: Revitalização urbana, praça, pequeno município.

ABSTRACT The present work turns about the revitalization of the Palm-trees square in Santa Izabel do Oeste town, Paraná. It treat about a study based on the need of implanting a more urbanized center, with a town planning vision of larger city, growing up a commercial center and better leisure structured in potentiating this way itsrepresentativity the intention of to provilege the local population. Key words: Urban revitalization, square, small municipal town.

Ed. 6 Ano: 2008

Revista Eletrônica Lato Sensu – UNICENTRO

ISSN: 1980-6116

A REVITALIZAÇÃO URBANA EM UM PEQUENO MUNICÍPIO: O CASO DA PRAÇA DAS PALMEIRAS EM SANTA IZABEL DO OESTE, PARANÁ

1

INTRODUÇÃO

O espaço urbano pode ser abordado sob diversosângulos, tais como o do urbanismo (planejamento e "paisagismo" do espaço), da percepção (sentimentos, valores e atitudes dos habitantes em relação ao espaço vivenciado), ou por meio do estudo das conexões entre a forma espacial e a estrutura social, as funções urbanas e seus processos de realização (CORRÊA, 1981). Assim, o presente trabalho versa sobre a revitalização da Praça das Palmeiras, localizada nomunicípio de Santa Izabel do Oeste, Paraná, local importante para a cidade, que hoje se encontra sem atrativos e urbanística empobrecido. A pesquisa tem como intuito, o resgate arquitetônico e histórico das estruturas urbanas por meio de uma proposta de revitalização, demonstrando a sua importância para a evolução da cidade de Santa Izabel do Oeste. Para tanto, apresenta diretrizes para umaestratégia de revitalização baseada na pedestrianização progressiva do centro da cidade. Este estudo tem como finalidade apresentar uma proposta fomentada em ações projetuais, buscando assim, uma visão arquitetônica mais conceitual e simbólica perante o desenvolvimento urbano, com o fim de valorizar o local quanto à sua função de avenida principal e praça central, trazendo consigo os valores culturaisde outrora. Para que se possa embasar esse artigo, será feito um apanhado geral sobre questões à revitalização e a maneira como os municípios pequenos a empregam em suas políticas públicas. A cidade escolhida para pesquisa foi Santa Izabel do Oeste, localizada no sudoeste do Paraná, e que atualmente, conta com uma população estimada em 11.281 habitantes. Sua economia está voltada para aagricultura (IPARDES, 2008). Tais características levam a pensar sobre os conceitos de revitalização urbana, o motivo pelo qual a idéia patrimonial é esquecida, e sobre a forma com que a revitalização é realizada nos pequenos municípios, considerando a falta de um aconselhamento técnico sobre o planejamento das atividades destes espaços, e a defesa do bem-estar da população, superando a carência coletiva edesconsiderando seus valores patrimoniais. Pode-se dizer, que as atividades de revitalização e de administração procuram sanar as mazelas da sociedade atual e são apenas mais um impacto derivado do processo de globalização (CORRÊA, 1981).
Como uma árvore, a sociedade, quanto mais firme e profundamente tiver suas raízes fixadas no substrato do passado, tanto mais forte e resistente desenvolve...
tracking img