Projeto mono auditoria interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS




ANA FLÁVIA BUSON CHAVES
JOHN LENNON
WESLEY FERNANDES



AUDITORIA INTERNA NA DETECÇÃO DE FRAUDES













FORTALEZA
2012
ANA FLÁVIA BUSON CHAVES
JOHN LENNON
WESLEY FERNANDES











AUDITORIA INTERNA NA DETECÇÃO DE FRAUDESProjeto de Monografia apresentado à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará.


Orientador (a): Ana Augusta








FORTALEZA
2012
Sumário

RESUMO 1
INTRODUÇÃO 2
Objetivo Geral 2
Objetivo Específico: 3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
METODOLOGIA 11Delimitação de Pesquisa 12
Coleta de Dados 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
APÊNDICE 14

RESUMO

A auditoria interna verifica a eficiência dos controles operacionais e contábeis estabelecidos pela administração, com a finalidade de diminuir ou até acabar erros e fraudes nas organizações. Vários escândalos de fraudes na área contábil e financeira das empresas nos leva a uma reflexão dopapel e da eficiência deste departamento na detecção de fraudes. Assim, as fraudes podem ocorrer no ambiente contábil e financeiro ou mesmo em qualquer setor da empresa.
Dessa maneira, o trabalho sugere uma pesquisa para verificar a eficiência da auditoria interna na detecção de fraudes, analisar e compreender a diferença de fraude e erro.

Palavras-chave: Auditoria Interna. Fraudes.INTRODUÇÃO


Este projeto acadêmico com o tema “Auditoria Interna como Prevenção de Fraudes” surge da necessidade de se conhecer a importância de um maior controle interno nas organizações. Isto porque cada vez mais se verifica um aumento do nível de improbabilidades nas demonstrações contábeis e na qualidade das informações esugestões na adoção de decisões, quando procuradas pelos gestores.
Segundo o Programa Nacional de Prevenção de Fraudes nas Empresas – PNPFE, várias estimativas apontam que as empresas brasileiras perdem entre 6% e 7% de seu faturamento por causa de fraudes, sobretudo, internas. Em alguns setores econômicos estas perdas chegam a 20% do faturamento.
Diante dessa situação no cenárionacional, é imprescindível a utilização, ou implantação, de técnicas e instrumentos mais eficazes no combate às fraudes nas organizações. O controle interno nas organizações auxilia na redução dos prejuízos causados por fraudes bem como na sua duração.
Diante de um enorme crescimento das comunicações e dos negócios, inclusive no âmbito internacional, tornou-se indispensável à presença daauditoria no ambiente organizacional para a detecção e prevenção desses dolos.
Paula (1998) salienta que a concorrência acirrada por conta da globalização trouxe maior complexidade às transações e, consequentemente, as operações passaram a ocasionar maior incerteza. Nesse contexto, este projeto acadêmico tem como finalidade responder a seguinte questão de pesquisa: De que forma a auditoriainterna pode ser um instrumento eficaz na detecção de fraudes cometidas nas empresas?
A hipótese inicial dessa pesquisa é de que se utilizados os procedimentos de auditoria, a auditoria interna será um instrumento eficaz na detecção de fraudes.
De acordo com Gil (1991 apud OLIVEIRA, 2009) a definição dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalhode pesquisa; nesse sentido, o objetivo é sinônimo de meta, fim.
O objetivo do presente trabalho é analisar o papel da auditoria interna na detecção de fraudes por meio dos procedimentos de auditoria dentro das organizações.
O capítulo II aborda a Fundamentação Teórica, comentando sobre o advento da auditoria, as normas relacionadas ao auditor, a conceituação de auditoria externa e...
tracking img