Projeto mmbb - escola fde - escola f1

1272 palavras 6 páginas
MMBB – Projeto Escola FDE – Escola F1 – Análise de projeto.

O destaque e a intensidade dessas escolas, em triste periferia desenganada pelo planejamento habitacional mais escasso, faz pensar como a profissão, num âmbito reduzido, mas exigente, se tornou necessário exercício de resistência.

As quatro implantações adquirem, por intermédio de processos formais simples e eficientes, notável ajuste urbano e exemplar estabilidade em exíguos terrenos de conjuntos habitacionais, além de alcançar completo sentido na sucessão e distribuição das partes de seus programas.

Com programas em comum, todos projetos parecem submetidos à mesma série de condições. Um sistema construtivo principal e isostático, com pré-moldados de concreto, combinado com estrutura secundária de perfis metálicos. Partidos compactos e fechados, protegidos e adequados ao clima cálido de Campinas e quadra poliesportiva coberta que possa ser utilizada pela comunidade através de acesso separado das salas escolares.

Conforme preconiza a teoria moderna, as dimensões modulares das estruturas de concreto pré-moldado exigem das plantas muita ordem e legibilidade. Estruturas pré-fabricadas que, com isenção feita aos arquitetos, foram executadas com excessiva tolerância dimensional e insuficiente controle de produção. O que explicaria porque os escritórios acataram a pauta estrutural na planta, e disso se beneficiaram, mas não confiaram o resultado ao ritmo e controle do sistema construtivo, para preferir a aparência, visto que a pauta rigorosa de eixos de viga e pilar que formam, constroem e tridimensionam os edifícios acabou sendo mascarada por uma pele de fachada, para assemelhar-se à estética mais atual dos tempos da virtualidade.

Com exceção do projeto do escritório MMBB (2), caso em que a decisão de apresentar a estrutura como forma final da escola parecia decidida pelo cobogó de elementos pré-moldados nos entrepanos, mas acabou subvertida por critérios de cor e pintura que iludem o

Relacionados

  • An lise de Projetos
    2250 palavras | 9 páginas
  • Análise Escola
    548 palavras | 3 páginas
  • Escola Estadual Ch F2
    2489 palavras | 10 páginas