Projeto micrometro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Curso de Engenharia de Computação






TRABALHO DE PESQUISA DA DISCIPLINA
FÍSICA EXPERIMENTAL I

Paquímetro e micrômetro







Luis Carlos Santos Filho

Fortaleza – 2013
Luis Carlos Santos Filho




TRABALHO DE PESQUISA DA DISCIPLINA
FÍSICA EXPERIMENTAL IPaquímetro e micrômetro





Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial (NP1) da disciplina Física experimental I do Curso de Engenharia de Computação do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza.










Fortaleza – 2013
Introdução

O paquímetro e o micrômetro são dois instrumentos que fornecem medidas precisas de dimensõeslineares, como comprimentos, profundidades, espessuras, diâmetros, etc. Por serem ferramentas que mostram medidas exatas com grande praticidade, são amplamente usados por indústrias automobilísticas e outras áreas diversas que necessitam de uma medida certeira de algum objeto desejado, porém cada um deles têm uma função diferente, e neste projeto você irá ver o que difere um do outro e suasaplicações.

Paquímetro

O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada com encosto fixo sobre a qual desliza um cursor. Ele possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e outro ao cursor. Composto por 14 partes são elas a orelha fixa, orelha móvel, bico móvel, impulsor, escala fixa de milímetros e a haste deprofundidade.
Sabe-se que o paquímetro é usado para medição de objetos pequenos, no entanto há algumas peças que pode ser encontrado dificuldade na medição, porque cada objeto tem sua forma exclusiva o que faz com que existam paquímetros diferenciados para cada tipo. Dentre os tipos de paquímetros, temos:
Paquímetro universal – é utilizado em medições internas, externas de profundidade e deressaltos. É o tipo de paquímetro mais usado.
Paquímetro universal com relógio – possui um relógio acoplado ao cursor, o que facilita a leitura, agilizando a medição.
Paquímetro com bico móvel (basculante) – empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
Paquímetro de profundidade – utilizado para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, etc.Esse tipo de paquímetro pode apresentar haste simples ou haste com gancho.
Paquímetro duplo – utilizado para medir dentes de engrenagem.
Paquímetro digital – utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe, e ideal para controle estatístico.
Traçador de altura – esse instrumento baseia-se no mesmo principio de funcionamento do paquímetro, apresentando a escala fixa com cursor vertical.É empregado na trucagem de peças, para facilitar o processo de fabricação e com auxílio de acessórios no controle dimensional.
A escala do cursor é chamada de nônio ou vernier, e possui uma divisão a mais que a unidade usada na escala fixa, mas no sistema métrico existem paquímetros em que o nônio possui dez divisões equivalentes a 9 mm, no entanto há uma diferença de 0,1 mm entre o primeirotraço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel. Essa diferença é de 0,2 mm entre o segundo traço de cada escala, de 0,3 mm entre os terceiros e assim por diante, no entanto essas diferenças podem ser calculadas pela sua resolução, onde a resolução é a menor medida que o instrumento oferece e pode ser encontrada dividindo o valor da unidade de escala fixa pelo número de divisões do nônio.Micrômetro

O micrômetro é um instrumento de medição que visa aferir as dimensões de um objeto, e tem grande uso na indústria mecânica, medindo toda espécie de objetos, como peças de maquinas. Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples.
O principio de funcionamento...
tracking img