Projeto meu mundo encantado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto meu mundo encantado

Justificativa:
O riquíssimo mundo da imaginação das crianças, especialmente de 2 a 5 anos de idade, dá a nós educadores a oportunidade de trabalhar com assuntos pertinentes ao nosso dia a dia de forma descontraída e agradável despertando na criança sua imaginação.
Assim o projeto meu mundo encantado foi elaborado para estabelecer um trabalho multidisciplinar deforma que facilite a aprendizagem dos alunos de maneira lúcida e encantadora como: as fábulas, músicas, brinquedos, brincadeiras, contos, teatro, etc. Garantindo assim uma aprendizagem significativa.

Objetivo geral
Permitir que a criança interaja e expresse desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivencias e familiarizando aos poucos na construção doconhecimento, desenvolvendo competência no meio em que vive para sua inserção de forma crítica e autônoma no mundo real e imaginário.

Objetivos Específicos

• Estimular a oralidade e criatividade de cada criança.
• Aceitar que tanto o perder quanto o ganhar fazem parte do nosso cotidiano.
• Promover o desabrochar do ato criador através de exploração simbólica, a fantasia e imaginação.• Propiciar atividades envolvendo a expressão corporal, memória, imaginação, socialização e linguagem.
• Reconhecer os personagens da história.
• Mostrar o mundo da fantasia e do faz de conta.
• Estimular a imaginação, a criatividade e a linguagem.
• Saber identificar os materiais de que são feito os brinquedos.
• Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
•Reconhecer o valor dos brinquedos no mundo da criança.


Referencial teórico do projeto:

Tendo como referência o pensamento de Vygotsky, Kishimoto e a perspectiva do indiciário proposto por Wallon, como recurso importante no desenvolvimento da criança.
Segundo Vygotsky, entrar nesse mundo do faz-de-conta depende da capacidade de simbolizar. Ou seja, tornar presentes objetivos ousituações ausentes através da imaginação. A princípio os objetivos têm uma força determinante sobre a criança: uma escada é para subir, objetos são para tirar e colocar, uma porta é para abrir e fechar, determinado, assim, o que ela pode ou não fazer. Se o objeto não está presente, se a criança não está presente, se a criança não pode vê-lo, a ação também vai está ausente: ela não pode imaginar-se subindonuma escada se não há escada para subir. A partir de um determinado momento do seu desenvolvimento, a criança passa a criar ações na imaginação, não dependendo mais do objeto. Assim, a criança adquire a capacidade de se comportar não só partir daquilo que vê concretamente, mas também tendo como suporte para a sua ação os significados que ela atribui aos objetivos.
A criança se encanta com omundo e, por meio da imaginação, cria recria a realidade, sovertendo a arte das coisas. Precisamos aprender como criança. Aprender a alegria de ver, em cada pedaço do nosso cotidiano, oportunidades, não para fazer sempre o mesmo, mas para ver o novo, para fazer sempre de novo, aquilo que para nós, adultos, já está revestido de significados endurecidos e enraizados na falta de imaginação, fantasia,criação.
As brincadeiras se constituem como atividade vital para a criança e adentram as instituições infantis. Nesse período da vida da criança, são relevantes todos os aspectos de sua formação, pois como ser bio-psico-social-cultural dá os passos definitivos para uma futura escolarização e sociabilidade adequadas como membro do grupo social que pertence. Sua personalidade começa aconsolidar-se: o autocontrole e a segurança interna começam a firmar-se.
Segundo Kishimoto (1994, p.21): o brincar e o jogo vinculam-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento e ao símbolo. É uma proposta para a educação de crianças (e educadores de crianças) com base no brincar e nas linguagens artísticas. A concepção da autora sobre o homem como ser simbólico, que se constrói coletivamente e...
tracking img