Projeto meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
INSTITUTO APLICADO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

ADRIANA APARECIDA VIEIRA
CLEIZIANI ALVINA DE SOUZA
CREUZENI MARIA DE SOUZA VALADÃO
GEOVANA PAULA NASCIMENTO
SANDRA BENTO VALADÃO DE VASCONCELOS







Educação Ambiental

Projeto: Reciclar em Defesa do Planeta








Brejetuba – ES
2012
ADRIANA APARECIDA VIEIRA
CLEIZIANI ALVINA DE SOUZA
CREUZENI MARIA DE SOUZA VALADÃOGEOVANA PAULA DO NASCIMENTO
SANDRA BENTO VALADÃO DE VASCONCELOS








Educação Ambiental

Projeto: Reciclar em Defesa do Planeta







Projeto apresentado à disciplina de Gestão e Educação Ambiental do Curso de Pedagogia do Instituto Aplicado de Educação Superior para complementação de conhecimento e requisito de nota, sob a orientação daProfª Esp. Sabrina de Sousa Proêza










Brejetuba – ES
2012
1 - APRESENTAÇÃO

Neste projeto abordaremos a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos vivenciem isso em seu cotidiano.

Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da Terra são patrimônio de toda a humanidade. Seu uso deve estar sujeito aregras de respeito às condições básicas da vida em sociedade e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens. O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes.

As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre anatureza e o uso, pelo homem, dos recursos naturais disponíveis.


2 - REFERENCIAL TEÓRICO

Délton Winter de Carvalho possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Unisinos. Atualmente, é professor na mesma universidade, no Centro Universitário Feevale, e membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Direito Ambiental. Atuando principalmente nos seguintes temas: DireitoAmbiental, dano futuro, Teoria dos Sistemas. É autor de Dano ambiental futuro: a responsabilização civil pelo risco ambiental. (Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008). Segundo Carvalho (2006, p. 71).
A Educação Ambiental é considerada inicialmente como uma preocupação dos movimentos ecológicos com a prática de conscientização, que seja capaz de chamar a atenção para a mádistribuição do acesso aos recursos Naturais, assim como ao seu esgotamento, e envolver os cidadãos em ações sociais ambientalmente apropriadas.


Isabel Cristina de Moura Carvalho é psicóloga (PUCSP), especialista em psicanálise (USURJ), mestre em psicologia da educação (IESA-RJ) e doutora em educação (UFRGS). Tem atuado profissionalmente como educadora e pesquisadora na área de educação e meioambiente desde 1982.
A educação ambiental é individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem a alta determinação dos povos e a soberania das nações. (Carvalho, 2004, p. 237)


Antônio Augusto Cançado Trindade, graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1969, é Mestre em DireitoInternacional pela Universidade de Cambridge (1973) e Doutor em Direito Internacional (1978), pela mesma universidade. É Professor Titular de Direito Internacional Público na Universidade de Brasília, desde 1978, e do Instituto Rio Branco, desde 1979.
O reconhecimento do direito a um meio ambiente sadio configura-se como extensão do direito à vida, quer sob o enfoque daprópria existência física e da saúde dos seres humanos, quer quanto ao aspecto da dignidade dessa existência – a qualidade de vida –, que faz com que valha a pena viver. (Trindade, 1993, p. 76)


3 - DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Trabalharemos com as disciplinas Português, Matemática, História, Geografia, Artes, Ciências e Educação Física.


4 - OBJETIVO GERAL

Conscientizar e sensibilizar os...
tracking img