projeto meio ambiente ( reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
PLATAFORMA FREIRE
SENHOR DO BOMFIM CAMPOS VII
DISCIPLINA: ENSINO DE CIÊNCIA
PROFESSOR: ADSON BASTOS







PROJETO MEIO AMBIENTE (RECICLAGEM )

















PINBOBAÇU, 2013



UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
SENHOR DA BAHIA
PLATAFORMA FREIREPROFESSOR: ADSON BASTOS
DISCIPLINA: ENSINO DA CIÊNCIA






ALUNAS:

AUCIONE ALVES DOS SANTOS
MEIRE DOS REIS COSTA
IVANILDE ANDRADE
JERUZILENE DASILVA
















PINDOBAÇU, 201
INTRODUÇÃO


Considerando que o homem faz parte do ambiente em que vive, dele depende para sobreviver e sua influência no mesmo aumentou muito depois da Revolução industrial, com isso as novas tecnologias possibilitaram progressivamente, melhorescondições de vida, mas por outro lado, o progresso acarretou dificuldades. A expansão das indústrias e o crescimento das cidades levaram ao aumento excessivo de quantidades de lixos que se deve ao crescimento do poder aquisitivo e pelo perfil do consumo de uma população.
Além disso, quanto mais produtos industrializados, mas lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.Grande parte do que chamados “lixões” é composto de materiais que podem ser reciclados utilizando técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001): “É preciso considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como composto orgânico, ou reciclado, e o problema de produção de materiais não degradáveis”(P.51).

O desperdício é uma forma irracional de utilização dos recursos, pois muitos deles podem ser reutilizados antes de serem descartados, podendo se usados na função original ou na criação de novas formas de utilização de envelopes, sacos, e embalagens plásticos.

Além de reciclar e reutilizar é preciso sensibilizar todos os envolvidos no projeto sobre um métodobastante significativo a quantidade de lixo, e isso só é possível consumir menos e de maneira eficiente, sempre racionalizando o uso de materiais e de produtos em nosso cotidiano como afirmou Lavoisier (1743-1749). “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo transforma”.





JUSTIFICATIVA

Este projeto tem por finalidade despertar uma posturacrítica e consciente em relação ao meio ambiente, fazendo com que o aluno se perceba como ser integrante e responsável. Para que isso ocorra, é necessário que o aluno reflita sobre seus hábitos de consumo e que perceba que sua atitude pode fazer diferença. Ao promover essa reflexão, pretende-se alcançar uma mudança de atitude não só do aluno, mas também de sua família. O projeto busca atribuirsignificado à questão ambiental, de forma que o aluno estabeleça ligações entre o que aprende e o que já conhece e passe a utilizar seus conhecimentos em situações além da escola.
A questão ambiental tem sido um tema de relevância mundial, já que o futuro da humanidade depende da relação que o homem estabelece com a natureza e de como ele utiliza os recursos naturais disponíveis. O aumentodo consumo de mercadorias provoca um grave problema ambiental: a crescente produção do lixo. Embora seja uma questão coletiva, é preciso que cada um faça a sua parte. Como é possível conscientizar o aluno sobre seu papel no processo de preservação do meio ambiente? O que podemos fazer para reduzir a produção de lixo?












Objetivo Geral:...
tracking img