Projeto MediaçaoEscolar

1716 palavras 7 páginas
FACULDADE NOVOS HORIZONTES
II Serviço Social

PROJETO: MEDIAÇÃO NA ESCOLA

Aline Silva Nunes
Cristiane de Paula Gonçalves
Genivaldo Lopes da Cruz
Giovani da Silva Gomes
Karen Karoline Silva
Victor Campos Ferreira

1.

NOME DO PROJETO: Mediação na Escola

2.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Escolas públicas da cidade de Dendê/BA

3.

PÚBLICO ALVO: Alunos de escolas públicas com alto índice de

violência, para atender a população de baixa renda e vulnerabilidade, que vive na periferia do município do Dendê-BA. A idade dos beneficiários oscilará entre os 12 e 18.

4.

DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO DO PROBLEMA
No Brasil a violência aumenta a cada dia, tornando-se de acordo com a

Organização Mundial da Saúde um dos principais problemas de saúde pública.
Os dados apontam, que a maioria das vítimas são jovens, negros, na faixa etária de 14 a 25 anos e que vivem em áreas de grande vulnerabilidade social.
(Souza, 2006).
A pobreza não é a única culpada pela violência, mas associam-se a ela vários outros fatores que colaboram para essa situação de instabilidade social.
Pode-se correlacionar como causas da violência, a expansão do capitalismo e globalização - o aumento exacerbado do consumo; o crescimento desenfreado e desordenado das cidades; dificuldade para entrar no mercado de trabalho; o desemprego; falta de saúde e ensino de qualidade; perda de valores; desintegração da família; entre outros. Com base a estes fatores as pessoas que estão incluídas no grupo vulnerável se sentem excluídas.
As expressões da questão social proporcionadas pelo capitalismo trazem consigo pessoas que se sentem desvalorizadas, podendo chegar ao bloqueio de suas capacidades produtivas. Algumas pessoas buscam na violência uma forma de serem incluídos/vistos pela sociedade (Souza 2006).
Nesse contexto, discorreremos sobre os conflitos nas escolas, que se não tratados, acabam em violência. De acordo com Mota entende-se, que a escola por ser um espaço de múltiplas

Relacionados