Projeto mba logística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Faculdade de Economia e Administração
Escola de Negócios – MBA em Logística

O PAPEL DA INFORMAÇÃO PARA UMA EFICAZ OPERAÇÃO INTERMODAL: ESTUDO DE CASO DA MRS LOGÍSTICA

Juiz de Fora
Julho/2008
Allan Fabrício de Souza

O PAPEL DA INFORMAÇÃO PARA UMA EFICAZ OPERAÇÃO INTERMODAL: ESTUDO DE CASO DA MRS LOGÍSTICA

Projeto de pesquisaelaborado pelo aluno Allan Fabrício de Souza como requisito final da disciplina Metodologia Científica ministrada pela Escola de Negócios da FEA no MBA em Logística.

Orientador:
Prof. Ricardo Rodrigues Silveira de Mendonça M. Sc.

Juiz de Fora
Julho/2008
SUMÁRIO

CAPÍTULO I 3

1.1 Introdução 3

1.2 Formulação da Situação Problema 61.3 Objetivo 7
1.4 Importância do Estudo 8
1.5 Justificativa 9
1.6 Delimitação 9
1.7 Referencial Teórico 10
1.8 Estruturação da Proposta 11

CAPÍTULO II 12

2.1 Revisão de Literatura 12
2.1.1 Logística Integrada 12
2.1.2 Intermodalidade 15
2.1.3 O papel da Informação 16
2.1.4 Tecnologia da Informação e Logística 17

CAPÍTULO III 20

3.1 Metodologia 203.2 Cronograma 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

CAPÍTULO I

1.1 Introdução

Até meados da década de 1990, a administração do transporte ferroviário no Brasil, salvo algumas exceções, esteve sob o controle do Governo Federal, através da Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA). Em 1992, a RFFSA foi incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND). Este processo de privatizaçãodas organizações estatais ocorreu no período verificado entre 1996 e 1998, concentrando mais fortemente em 1997. Entre as empresas constituídas a partir daquele movimento de privatização, ficou a cargo da MRS Logística S.A ser a concessionária responsável pela operação, controle e monitoramento da Malha Sudeste da RFFSA. A MRS interliga os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.Pelo mapa exposto através da figura 1 a seguir é possível constatar a privilegiada localização geográfica da MRS. Atualmente são 1.643 km de malha ferroviária - trilhos que facilitam o processo de transporte e distribuição de cargas numa região que concentra aproximadamente 65% do produto interno bruto do Brasil e onde estão instalados os maiores complexos industriais do país. Pela malha daMRS também é possível alcançar os portos de Sepetiba e de Santos, considerado como o mais importante da América Latina.

Figura 1 – Mapa representativo da área de atuação da MRS Logística S.A

Desde a sua constituição, várias reestruturações foram conduzidas na organização dentre as quais se podem destacar: investimentos significativos em material rodante (locomotivas e vagões); ampliação devias permanentes (linhas); sinalização e controle do tráfego e, por fim, a implementação de programas de qualificação de seu quadro pessoal. Para desenvolver suas atividades com eficácia, a MRS também investiu significativa quantia em tecnologia, implantando equipamentos modernos de GPS (localização via satélite com posicionamento de trens em tempo real), sinalização defensiva, detecção de problemasnas vias com apoio de raios-X e ultra-som para detectar fraturas ou fissuras nos trilhos, aumentando assim a segurança de todas as pessoas e cargas envolvidas no transporte.
A partir de 2001, todo este trabalho de reestruturação da MRS começou a apresentar seus primeiros resultados e a empresa passou a obter aumentos significativos do volume de carga transportado como pode ser observadono gráfico 1 a seguir:

Gráfico 1 – Gráfico representativo do volume transportado em Toneladas (milhões)

No entanto, não se pode mencionar somente os investimentos da MRS como os únicos responsáveis por seu crescimento. Aliado a isso, a empresa foi favorecida tanto pelo crescimento econômico do país, como também dos mercados mundiais, particularmente nesta década.
E assim,...
tracking img