Projeto música popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA LINHA DO TEMPO

[pic]

Por

Patrícia Melo

Setembro de 2008.

Projeto: A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA LINHA DO TEMPO

Guardo o meu violão
Já nos faltam canções
São muitas as razões
Que temos pra cantar
Mas hoje amor melhor é não cantar
Enquanto houver em nós
Vontade de fugir
De um canto que na voz não vai saber mentir

A músicacomo um dos maravilhosos dons de Deus ao homem tem o poder de nos conduzir a diversos lugares. Se toda criação é vibração e se vibração é som, conseqüentemente podemos dizer que, dentro da criação, no Universo, não pode existir silêncio. Na verdade, quando se fala de silêncio neste mundo, trata-se apenas de uma condição relativa, é uma vibração condicionada às limitações da nossa percepção. E sesupomos que, no princípio era silêncio. Havia silêncio porque não havia movimento e, portanto, nenhuma vibração podia agitar o ar - um fenômeno de fundamental importância na produção do som. A criação do mundo seja qual for a forma como ocorreu, deve ter sido acompanhada de movimento e, portanto, de som.
No princípio, o homem estava em contato e reproduzia os sons que ouvia da natureza,como o vento forte, a chuva, a água dos rios, o estalar de galhos, o canto dos pássaros e tantos outros animais, não só com a intenção de imitá-los, mas também porque essa era a música que ele conhecia. Criava a partir de suas necessidades de comunicação e também de subsistência, utilizando materiais sonoros, como seu próprio corpo, emitindo sons, como as palmas batendo as mãos.
É possívelque, depois, convivendo com outras pessoas, o homem tenha sentido necessidade de comunicar-se, fazendo uso dessa “música” como meio de expressão, de interação com os outros, construindo e re-construindo seu próprio mundo na busca de sua realização plena de ser e de estar nesse mundo já naturalmente musicalizado. Encontrando uma forma criativa e prazerosa de inserir-se como ser no mundo.
Ser nomundo, estar no mundo, crescer com o mundo e para o mundo. Estar aberto ao mundo e, no desvelar das coisas desse mundo, encontrar-se consigo mesmo. Com as capacidades e possibilidades de construção. De criação e re-ação, na relação com o mundo e com os seres que nele habitam. Pois, o homem expressa suas emoções, alegres ou tristes, eufóricas ou calmas, relativas ao trabalho, à religião ou aqualquer outra atividade do dia- a- dia. O conhecimento cresce à medida que criamos novas formas de vivenciar situações, emoções, sensações. A música propicia estas descobertas para o homem por meio de uma sonoridade rítmica e melódica presentes na vida de todo ser humano. À medida que o homem vai vivendo e experienciando, ampliam-se sua visão criativa e sua capacidade de interpretar o mundo de maneiracada vez mais criativa.
Tudo o que o ouvido percebe sob a forma de movimentos vibratórios é chamado de som. Som é tudo aquilo que soa. Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia, do universo em movimento. Indicam situações, ambientes, “paisagens sonoras:” Os animais, a natureza, os seres humanos e suas máquinas, traduzem também sonoramente, a vivência, o “Ser-estar” nessemundo. A música faz com que a educação seja um processo natural de movimento, envolvimento e desenvolvimento e, não algo maçante e massacrante. Muitas escolas trabalham a música como uma linguagem apenas de datas, de movimentos prontos e repetidos, fazendo dessa vivência, algo mecânico, sem sentido, com hora marcada. Essa postura afasta as verdadeiras vivências e possibilidades que a música habita,pois a música como linguagem cabe em qualquer lugar, a qualquer momento, comandando atividades, proporcionando prazer, atenção, informação e interação.
Perceber, produzir e relacionar-se com e por meio de sons faz parte da história de vida de todos nós: ao atravessar a rua, ouvimos a buzina de um carro e ficamos atentos. Ouvimos trovões e fechamos as janelas de casa. Conhecemos inúmeras...
tracking img