Projeto literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

TEMA:
Literatura infantil na inclusão do surdo.

TÍTULO:
Literatura para surdo.

PROBLEMA:
Como desenvolve-se a aprendizagem da Literatura Infantil para surdos na Educação Infantil?

JUSTIFICATIVA:
A literatura é primordial para a aprendizagem, é através dela que temos possibilidades de obter conhecimentos, dinamizar o raciocínio e a interpretaçãoalém de aumentar o vocabulário, tais habilidades permeiam nossos objetivos e sabemos o quanto é difícil adquiri-las com os alunos surdos. É preciso trabalhar o gosto pela literatura, conquistando as nossos leitores, estimulando a sua curiosidade e o seu desejo de crescer.
A literatura infantil é arte, é sonho e encantamento, faz parte da cultura de um povo e exerce como instrumento pedagógicorelevância no processo de construção do conhecimento e desenvolvimento da criança. Portanto, está em contato com a literatura desperta no íntimo da criança seus desejos, prazeres e angústias.
A literatura possibilita a criança a viver intensamente suas experiências e descobertas, manifestadas pelas brincadeiras de faz-de-conta, bem pela ludicidade, espontaneidade, imitação que auxiliam na produção dasua imaginação criadora.
Antes de qualquer coisa, falar do aluno surdo na rede regular de ensino nos leva a repensar esse contexto onde ele é inserido. Pensamos agora o que é inclusão, como é essa escola onde ele está inserido e quem é esse professor que o recebe na sala de aula. Vejamos o caso de Emily, que aos 5 anos chegou numa escola regular e foi apresentada pela professora aos novoscolegas informando da sua deficiência e como melhor comunicar-se. Disse que era preciso falar com ela devagar, olhando para ela, pois usava um aparelho e fazia leitura labial.
Diversos caminhos foram percorridos para se chegar hoje ao modelo proposto da inclusão. Quando falamos de inclusão ou de escola inclusiva idealizamos o acolhimento das diferenças, cognitivas ou físicas, o recolhimento dosexcluídos em marginalização e a contemplação de todos sem distinção de raça, sexo, de religião ou de classe social, definidos como alunos com necessidades educacionais especiais.
Quando se trata de aluno surdo inserido na sala de aula, deve-se levar em conta que o seu canal de recepção e emissão de informações se efetua nessa ordem, através de imagem e de movimentos espaciais e a língua de sinais é amodalidade lingüística que atende essa peculiaridade na comunicação dos surdos. E ainda, o seu desenvolvimento cognitivo leva em conta sua estrutura de pensamento baseado em imagens e movimentos.
A língua brasileira de sinais é reconhecida cientificamente como um sistema lingüístico de comunicação gestual e enfim visual, com estrutura gramatical própria, oriunda das comunidades surdas do Brasil.É uma língua natural formada por regras fonológicas, morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas, uma língua completa, com estrutura independente da língua portuguesa, que possibilita o desenvolvimento cognitivo do surdo, favorecendo seu acesso a conceitos e conhecimentos existentes.
A Literatura Infantil e a arte podem promover uma harmonia pessoal e uma aceitação integrada entre osalunos surdos/ouvintes através da dramatização.
A Literatura Infantil estando presente em todas culturas e não apenas reservada a membros deste ou aquele grupo social provoca, no desenvolvimento humano social e individual, formas perceptíveis do sentimento humano que facilitam a comunicação entre as pessoas.
Ao se expor, o educando surdo pode ser avaliado, não por critério de piedade, mas poroportunizá-lo a se sentir capaz e mais seguro, participativo.
Sendo assim, a Literatura Infantil, pode contribuir para a inclusão do educando surdo, respeitando sua diferença de forma prazerosa, usufruindo dos novos conhecimentos oferecidos de maneira lúdica ampliando o universo cultural de ambos representantes da cultura ouvinte e da cultura surda.

OBJETIVOS:

GERAL
Mostrar a...
tracking img