Projeto lendas regionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTANDO E (RE) CONTANDO LENDAS REGIONAIS VOLTADAS PARA O LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS1
Edileuza Maria dos Santos Rodrigues
Geruza Nunes Machado
Maria José Lima Barros
Miria Deise Caldas Albuquerque
Nancy da Cruz Ribeiro
Nivia da Cruz Ribeiro2
1 IDENTIFICAÇÃO
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: O presente projeto prioriza o trabalho com a prática do letramento no gênero lendas regionais, atravésde atividades de leitura, oralidade, produção textual e análise epilinguística.
1.2 PÚBLICO ALVO: Alunos da 5º ano do Ensino Fundamental.
1.3 CARGA HORÁRIA: 20 h/a
1.4 LOCAL: Escolas Municipais e Particulares.
2 INTRODUÇÃO: JUSTIFICATIVAS E PROBLEMÁTICAS
O projeto ―CONTANDO E (RE)CONTANDO LENDAS REGIONAIS VOLTADAS PARA O LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS‖, apresenta uma proposta de se trabalharcom as lendas regionais no ambiente escolar partindo de conceitos e concepções do gênero narrativo lendas, já que a escola necessita desenvolver atividades de insiram os alunos nas práticas sociais, através dos eventos de letramento.
Evidencia-se que o gênero textual lenda são narrativas orais de cunho informal, que explicam acontecimentos misteriosos e fantásticos. Quando se tornam conhecidos,são registrados na linguagem escrita.
1 Trabalho elaborado como requisito parcial para obtenção de conceito na disciplina FTM de Português, ministrado pelo professor Luís de Nazaré Viana Valente, agosto, 2011.
2 Discentes regularmente matriculadas na turma Pedagogia/2009-PARFOR.
Para Bakhtin (1997), ―o gênero está relacionado de acordo com as condições especificas do contexto social, é umaespécie de conjunto de produções verbais organizadas‖. Os gêneros textuais são a materialização das produções sociais.
As atividades desenvolvidas no projeto envolverão leitura, oralidade, produção textual e análise epilinguística, através do processo de contar e (re) contar lendas regionais, objetivando o resgate da cultura popular que envolve um saber de pai para filho, através do processo oral.E as atividades escolares promoverão o registro escrito do gênero trabalhado.
A alfabetização é uma prática que está ligada a modelos institucionais de ensino e aprendizagem desencadeadas dentro das salas de aula. Envolve técnicas mecanizadas e lineares. Um especialista, responsável pela orientação, avaliação (professor), e o outro ouvinte, receptor dos códigos trabalhados e que constantementeserá avaliado (aluno).
Nesse modelo de ensino, a aprendizagem está ligada a uma rede de regras sistematizadas para o domínio do código em uso (alfabético, ortográfico) com atribuição hierárquica de papéis, com procedimentos a serem seguidos, como em uma receita médica. Os saberes estão dispostos na aquisição da língua escrita para serem aplicados também em atividades extra-curriculares e, quandonão se atinge o nível necessário de alfabetização, pode-se afirmar nessa linha de pensamento que o indivíduo é analfabeto.
No entanto, a prática da alfabetização não é totalmente contraditória, uma vez que é importante o ensino sistemático, formal, aprendido nos bancos escolares para a decorrência da vida social, mas o que se busca é que o ensino torne o indivíduo participante e atuante de umambiente mais global, isto é, a sociedade, e porque não dizer o mundo, a partir das práticas do letramento.
Os PCNs (BRASIL, 2001), apresentam como objetivos para o ensino de língua materna algumas práticas que estão dentro da proposta de letramento, como:
• utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suasideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
• saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos; (BRASIL, 2001, p. 5).
As diversidades textuais que ultrapassam os muros das instituições, existem para alargar os horizontes de...
tracking img