Projeto istalaçoes eletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE E CULTURA

ATIVIDADE 02

01. Veja a imagem que segue, depreenda uma leitura e responda (imagem no site do campus virtual)

Retirantes(1944) - Candido Portinari, Coleção MASP – São Paulo

Questão 1 - A obra Retirantes, de Candido Portinari, pode ser considerada “Arte Moderna”? Explique e justifique.

A obra Retirantes, de Cândido Portinari, retrata mais que uma imagem. Ela revela edenuncia os horrores da seca nordestina e da migração de famílias em busca de melhores condições de vida. Esta obra mostra a imagem de corpos esquálidos castigados pelo sofrimento de todas as perdas: de entes queridos, de dignidade, de bens materiais, de suas raízes. A paisagem evidencia a aridez indicativa da infertilidade provocada pela sec
a. Todas estas características visuais expostas naobra são instrumentos de comunicação que expressam a fome e a pobreza emanada pelas famílias dos retirantes, na verdade, um documento visual da realidade brasileira, ainda observada na década de 1944, a qual ecoa nos tempos atuais. O êxodo rural revelado na obra em questão impõe às pessoas que deixem as suas casas no campo e migrem para as cidades motivadas pela esperança de uma vida melhor. Atravésde sua obra, Cândido Portinari, traça uma visão crítica denunciadora desta degradação humana. Portanto, Retirantes (1944), de Portinari, assumiram um acentuado posicionamento social na carreira do artista. Como tal, representa um importante elemento de expressão da Arte Moderna, movimento literário e artístico do início do séc. XX, cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo,principalmente, parnasianismo. A Arte Moderna, neste contexto, visava a libertação estética, a experimentação constante e a independência cultural do país. Denunciava problemas sociais, como a seca, de modo que Portinari, como artista do modernismo o fez na obra mencionada.

02. De que modo o artista reflete e dialoga acerca de uma visão sobre o êxodo rural? Você conhece outras obras/artistas ou textosque tematizam o mesmo objeto? Apresente pelo menos uma obra e outros dois textos (música, peça teatral, charge, literatura etc) que também exploram essa temática.

A obra exprime um diálogo aberto sobre o êxodo rural demonstrando a cruel condição do ser humano diante do infortúnio de nada conseguir ao sair em busca de um melhor destino. Recorrente no período de 1930 a 1940 no Brasil, o êxodo é otema referente de Retirantes. A obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas, faz um paralelo com o tema tratado por Portinari em Retirantes. Publicado em 1930, o romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, apresenta a seca do nordeste e a fome como conseqüência, como imagem da vida. 

Outras obras que exploram o tema da seca:
1) A música de Fagner Seca do Nordeste
Ô sol! Sol escaldante
Terrapoeirenta
Dias e dias, meses e m e s e s sem chover
E o pobre lavrador com a ferramenta rude
Bate forte no solo duro
Em cada pancada parece gemer
Hum, hum, hum, hum, hum, hum, hum
Geme a terra de dor ó ó ó ô
Não adianta o meu lamento meu senhor
Ó ó ó ô e a chuva não vem
Chão continua seco e poeirento
No auge do desespero uns se revoltam contra deus
Outros rezam com fervor
Nosso gado estásedento meu senhor
Nos livrai dessa desgraça
O céu escurece
As nuvens parecem grandes rolos de fumaça
Chove no coração do Brasil
E o lavrador retira o seu chapéu
E olhando o firmamento
Suas lágrimas se unem
Com as dádivas do céu
O gado muge de alegria
Parece entoar uma linda melodia

2) O importante trabalho desenvolvido por Campos e Studart, aqui reproduzido na íntegra.

RESUMO
Aseca no Nordeste Brasileiro tem sido objeto de muitos estudos e debates. O tema é polêmico, de muitas facetas e longevo em suas discussões. Após a seca de 1777, que durou três anos e resultou na morte de centenas de milhares de nordestinos, a busca do entendimento do problema e de possíveis soluções tem sido tentada. Nesse processo participam, propondo soluções ou simplesmente opinando,...
tracking img