Projeto Introdu o parteI e II

3910 palavras 16 páginas
Índice

1. Introdução

1.1 Cadeia de Suprimentos
Compreende-se como cadeia de suprimentos, um conjunto de instalações dispersas geograficamente interagindo entre si. Como exemplos dessas instalações têm-se: fornecedores de matéria-prima, plantas produtivas, centros de distribuição, varejistas, estoque em transito, produtos intermediários e produtos acabados entre instalações. (Yin, 1991, apud Souza, Carvalho, Liboreiro, 2006).
Na época antiga da humanidade, as mercadorias eram produzidas distantes de onde eram consumidas e não se encontravam disponíveis com facilidade. Outra agravante era a inexistência de um sistema de transporte e de armazenagem eficiente, cujas mercadorias chegavam a poucos consumidores e o seu armazenamento era inadequado.
Com a evolução do comercio de mercadorias, se fizeram necessários sistemas logísticos eficientes e adequados a cada época. Estes sistemas têm evoluído e ganhado novos conceitos e importâncias nas organizações, com foco na integração de cada componente, com a maximização da eficiência determinando maior satisfação do cliente e consequentemente o aumento do Market share (fatia de mercado, participação no mercado, porção no mercado, etc).
Cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain, é constituída por um conjunto de organizações que na maioria são fornecedores, que supri as necessidades de uma organização que produz e distribui produtos e/ou serviços comercializados. Desta forma a cadeia de suprimentos pode ser definida como o ciclo de vida de processos que abrangem fluxos físicos, financeiros, informativos e de conhecimento, e as organizações que a utilizam têm como o objetivo à satisfação das expectativas do consumidor final na aquisição de produtos e serviços. É papel da cadeia de suprimentos controla o fluxo de informações e produtos de forma a equilibra-los, evitando assim oscilações na demanda, objetivando o aumento de resultados como um todo, ou seja, as receitas e os custos como

Relacionados

  • A construção do saber
    28463 palavras | 114 páginas
  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas
  • REVELIA
    170162 palavras | 681 páginas