Projeto intregrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE NOSSA CIDADE
PROJETO INTEGRADOR 1
TURMA: 1 PERÍODO: MATUTINO

ALINE MARTINS
EDSON ARANTES
EUSTAQUIO TADEU
JACKSON SOUZA
LEONARDO SILVA
LUCIANE BORGES
MICHELLY NASCIMENTO
NAYARA PINHEIRO
RODNEI SANTOS
THAMILLE NETELLIN LIMA

A HISTÓRIA DA ADMINISTRACAO
QUESTÕES PARA ESTUDO DIRIGIDO

Carapicuíba - SP setembro/2012

1- Quais foram os principais eventos daantiguidade que tem raízes com a administração?
Raízes históricas as instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, (Prelado é a autoridade eclesiástica que, na Igreja Católica, tem o encargo de governar ou dirigir uma Prelatura ou Prelazia. É o ordinário da Prelatura,designam-se, além do Romano Pontífice, os Bispos diocesanos e os outros),já na IdadeMédia, destacando-se como administradores natos.Na Alemanha e na Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados de Fiscalistas ou Cameralistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses,valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setorpúblico.
Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.

2- De que forma a Igreja Católica Romana influenciou na construção do pensamento administrativo?
Com a queda do império romano em 476 d. c, a igreja católica passou a constituir a maior organização de sua época, Através dos seculos, as normas administrativas e osprincípios de organização pública foram se transferindo das instituições dos estados ( como era o caso de Atenas, Roma etc). Ao longo do seculo a igreja católica estruturou sua organização com uma hierarquia de autoridade, um estado maior(assessoria) e a coordenação funcional para assegura integração . A organizacao hierárquica da igreja e tao simples e eficiente que sua enorme organizaçãomundial, pode opera sob comando de uma só cabeça executiva; o papa.

3- E as organizações militares?
A organização militar influenciou as teorias da Administração ao longo do tempo. A organização linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antigüidade e da época medieval. O princípio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode ter um superior) é o núcleo central dasorganizações militares. A hierarquia - ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade - provém da organização militar. Com o passar dos tempos, na medida em que o volume de operações militares aumenta, cresce; também a necessidade de delegar autoridade para os níveis mais baixos da organização militar. Ainda na época de Napoleão (1769-1821), cada general supervisionava atotalidade do campo de batalha. As guerras de maior alcance e de âmbito continental exigiram novos princípios de organização conduzindo a um planejamento e controle centralizados em paralelo com operações descentralizadas, ou seja, passou-se à centralização do comando e à descentralização da execução.
Outra contribuição da organização militar é o princípio de direção, por meio do qual todosoldado deve saber o que se espera dele e o que ele deve fazer. Mesmo Napoleão, o general mais autocrata da história militar, nunca deu uma ordem sem explicar o seu objetivo e certificar-se de que a haviam compreendido, pois estava convencido de que a obediência cega jamais leva a uma execução inteligente de qualquer coisa.No início do século XIX, um general prussiano escreveu o Tratado sobre a Guerrae os Princípios de Guerra. Foi o tratado inspirador dos teóricos da Administração que se basearam na organização e estratégia militares para adaptá-las à organização e estratégia empresariais.Esse tratado considerava a disciplina um requisito fundamental para a organização. Toda organização requer planejamento, no qual as decisões devem ser científicas e não intuitivas.

4- Qual foi a...
tracking img