Projeto interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS – FTC EAD
Unidade Pedagógica: Teofilândia/Bahia
Curso: Normal Superior
Disciplina: PPP V
Atividade Orientada: Etapa III
Alunas: Lindalva Oliveira dos Anjos Cruz
Maria das Graças Brandão Sobral
Maiane Rodrigues








Construindo a cidadania, promovendo a Cultura da PazTeofilândia-Bahia
Novembro/2009

Projeto Interdisciplinar


TEMA:
Construindo a Cidadania, promovendo a Cultura da Paz

JUSTIFICATIVA:
O referencial desse projeto foi um levantamento dos principais problemas enfrentados por moradores da região. Com base na pesquisa, podemos observar que um dos maiores problemas é a indisciplina e a agressividade nos alunos, ferindo tanto a integridade física,quanto psicológica de colegas, professores e funcionários. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação mais consistente das causas agressivas, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação. O projeto busca desenvolver atividades que proporcionem prazer e alegrias nas crianças, além de favorecer um desenvolvimento social de princípios básicos para que essascrianças tornem-se cidadãs respeitadas numa sociedade que requer atenção e equilíbrio.
Com a finalidade de resgatar os valores que ora se perdem em nossa sociedade, como: o respeito às pessoas, a solidariedade, a gratidão, a alegria, a honestidade, a integridade, enfim, a utilização das palavras significativas para o bem estar de todos, o por favor, com licença, muito obrigado alem do uso do bomsenso nas mais variadas situações, característica esta de uma sociedade consumista e falsamente democrática. Este projeto procurará contemplar e analisar, com um olhar voltado para nossas escolas e famílias, no sentido de resgatar o diálogo e o amor entre as pessoas, elevando a auto-estima.
É possível as escolas fazerem uso das brincadeiras, do teatro, da música, da leitura do cotidiano e doconvívio grupal para que jovens e crianças integrem-se nestes valores, visando a alegria de viver com prazer, preparando-os para futuros cidadãos, inseridos numa sociedade equilibrada, onde será possível encontrar a paz e a segurança.
É necessário deixar claro aqui, que atividade lúdica é entendida por todo e qualquer jogo ou brincadeira individual ou de grupo com normas pré-estabelecidas ou não.Sente-se que com estas atividades é possível ampliar a integração, onde a criança experimenta e percebe a sua capacidade, construindo seu conhecimento de forma alegre e descontraída.
Cada vez mais é necessária a formação de grupos que explorem esta dinâmica num contato permanente com a realidade concreta: alunos, pais e professores.
Todos sabemos que, hoje, trabalhar Valores, representa não apenassaber o que é certo ou errado mas, também, se opor a atitudes que contrariam os princípios da sociedade, comportamentos estes que se tornam difícil tanto para a criança quanto para o adulto.
Acredita-se, que o melhor caminho a tomar, é as famílias aliarem-se aos educadores e vice-versa, num encaixe com a educação não formal.
OBJETIVOS

Área do conhecimento: Língua Portuguesa
• Estimular acoleta de dados através de pesquisas dirigidas sobre os assuntos abordados;
• Reconhecer as idéias principais das informações coletadas;
• Possibilitar a leitura compartilhada de textos sobre o tema.

Área do conhecimento: História
• Reconhecer a escola como um lugar de aprendizado e convivência social;
• Conhecer a história de vida dos moradores;
• Relacionar com aprópria vida os contextos apresentados nas histórias.

Área do conhecimento: Matemática
• Ler e interpretar dados apresentados em tabelas e gráficos

Área do conhecimento: Geografia
• Refletir sobre questões éticas relativas à igualdade de direitos e a dignidade do ser humano;
• Demonstrar atitudes conscientes e responsáveis em relação aos cuidados com o patrimônio público....
tracking img