PROJETO INTERDISCIPLINAR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


Introdução




Percebemos que no mundo em que vivemos a ciência tem um papel importante. É através dela que conseguimos desvendar a maravilhosa evolução das espécies, as transformações químicas e físicas de tudo que ocorre em nosso dia a dia.
Esperamos que este desafio nos mostre caminhos para melhor exercício da profissão e no ensino da disciplina de ciências, nos dando base paradespertar em nossos alunos a curiosidade por pesquisar e o gosto pela leitura e busca do conhecimento em relação ao meio em que vivemos.



































CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE


Podemos entender interdisciplinaridade como uma reorganização dos processos de ensino aprendizagem, ou seja, qualquer forma de combinação entre 02 (duas)ou mais disciplinas, um trabalho continuado por parte dos professores, uma proposta agradável das duas partes, aluno e professor, pois é desenvolvida de uma forma mais didática.

As didáticas formais tornam os alunos desinteressados pela matéria, ficando naquela formalidade. Com um projeto interdisciplinar o aluno demonstra mais interesse no estudo, produz mais. Essa proposta éestabelecer uma linguagem mais fácil para o aluno, fazendo assim o aluno trabalhar o estudo, como lêr, pensar e produzir.
Com um projeto pedagogico interdisciplinar, não somente o aluno e professor ganham, a escola trabalha mais unida, buscando a melhora entre eles.

Para JAPIASSU (1976, p.74): "A interdisciplinaridade caracteriza-se, ela intensidade das trocas entre osespecialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa".
 














PROJETO INTERDISCIPLINAR
Projeto Alimentação
Tema: Alimentação e saúde
Tema Gerador: Hábitos saudáveis e obesidade/desnutrição na infância
Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano
Duração: Um semestre
Justificativa:
A relação das palavras urbanização, tecnologiae globalização, trouxeram benefícios, mas como uma espada de dois gumes, também, contribui para a criação de ambientes obeso gênicos e o assunto obesidade ganha destaque como a “reportagem da moda” (*espaço na mídia).
Quando se faz relação da obesidade com os gastos públicos, lembramos que ela tem relação indireta com diversos problemas orgânicos (diabetes,hipertensão, problemas cardiovasculares...) e psicossociais (estigmas, discriminação e suas conseqüências).
Formar e informar parecem que são palavras chaves que podem, sem altos custos orçamentários, direcionar ao não sobrepeso/obesidade e/ou desnutrição através da propagação de hábitos saudáveis que podem ser resumidos em boa alimentação e prática de atividade física; daí a importância doprofissional da educação, os responsáveis pela formação de opinião, e neste caso os aptos para ser o mediador entre os bons hábitos e os escolares da rede.

Procedimentos
O Projeto será desenvolvido dentro dos conteúdos que cabem a ciências, geografia e história, português, matemática e educação física. Buscando ainda a integração com a equipe escolar e comunidade. Cada professor polivalente terá aliberdade de integrar o conteúdo “alimentação e saúde” de acordo com as características de cada grupo/série, no entanto segue abaixo algumas orientações para as praticas.
Pesquisa com a família;
Pesquisa na internet, livros e outras fontes;
Leituras diversas;


Execução de receitas na escola (reaproveitamento de alimentos e pratos típicos);
Medidas, gráficos e tabelas;
Sistema monetário;Origem dos alimentos (animal, vegetal e mineral)
Produção agrícola, industrialização;
Espaço urbano e rural;
Relação cultura/alimentação
Mapas regionais sobre alimentação;
Mapeamento alimentar e corporal;
Meios de transportes e de comunicação;
Festas, danças e manifestações culturais;
Atividade corporal para as mães e demais membros da equipe escolar e comunidade no dia das mães;...
tracking img