Projeto interdisciplinar iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O projeto interdisciplinar tem como tema Trabalho pedagógico na escola: aspectos estruturais e de funcionamento, com o objetivo geral oferecer subsídios teóricos e científicos para embasar o entendimento das condições estruturais e de funcionamento da escola, bem como as especificidades das ações pedagógicas, seja ela em sala de aula ou na gestão escolar, e objetivos específicosobservamos os pressupostos filosóficos que embasam o projeto político pedagógico enquanto atividade coletiva da instituição escolar, estudando as condições estruturais e de funcionamento de uma escola e sua relação com as diretrizes estabelecidas no projeto político pedagógico e analisando os subsídios teóricos que subsidiam as ações pedagógicas de uma escola em sala de aula ou na gestão, propondointervenções que visem a melhoria das condições estruturais e de funcionamento da instituição escolar.
Buscamos nesse projeto identificar os aspectos estruturais e pedagógicos de três instituições de ensino infantil com realidades distintas para realizar uma comparação entre as três escolas destacando os pontos positivos e negativos encontrados no dia a dia da realidade escolar que junto com oembasamento teórico obtido na universidade possamos conhecer a realidade da profissão atualmente e os desafios que iremos encarar depois de formados.
O projeto interdisciplinar é articulado com o Estágio Curricular Supervisionado I com carga horária obrigatória de 60 horas, onde no cumprimento do estágio foram coletados os dados de instituições de ensino de educação infantil com realidades diferentes,observando as contribuições da equipe de gestão escolar nos diferentes contextos sociais em que as escolas se encontram.
As informações presentes nesta pesquisa foram coletadas analisando os documentos escolares (Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e Plano de Gestão), observando o trabalho coletivo pedagógico, realizando entrevistas semi-estruturadas com diretor, professorcoordenador, docente, merendeira, agente de organização escolar e agente de serviço , com o auxilio dos textos e discussões realizadas em sala de aula nas disciplinas de Currículo, Educação Básica nas Políticas Públicas II, Educação, Conhecimento Científico e Prática Pedagógica, Psicologia e Realidade Escolar, Sociologia da Educação III, Estatística Aplicada a Educação e Didática III.

DESENVOLVIMENTO
Combase nas análises das entrevistas realizadas nas instituições escolares e com a observação das diretrizes dos projetos político pedagógico e dos documentos complementares, observamos nesta pesquisa aspectos que são vividos diariamente nas escolas e que até então sabíamos apenas através de nosso embasamento teórico.
Descrevemos neste projeto as contradições e aplicações das diretrizeseducacionais à sua realidade escolar.
De acordo com diversos autores estudados, os docentes devem basear sua prática em constante pesquisa e reflexão. Notamos que a realidade observada nas escolas confirmam que a prática educativa deve basear-se no contexto histórico social de cada comunidade e de cada aluno.
Ao analisarmos a gestão de cada instituição constatamos peculiaridades no processo de aplicação dediretrizes propostas nos documentos que norteiam o trabalho pedagógico das escolas. Como base para nossa pesquisa, analisamos três instituições de ensino infantil com realidades distintas.
A escola número um é pública de ensino infantil de três a cinco anos, tem como clientela famílias de classe C e D, a escola é pequena possui quatro salas de aula e atualmente possui 104 alunos, para análisefoi disponibilizado somente o projeto político pedagógico, pois não há plano de gestão na instituição e o regimento escolar encontrava-se em reformulação na Secretaria Municipal da Educação.
A escola número dois é uma instituição de educação infantil de seis meses a cinco anos, conveniada com a prefeitura municipal, tem como clientela em sua grande maioria famílias na classe D, nesta instituição...
tracking img