Projeto interdisciplinar anhembi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

De acordo com o Ministério do Turismo, mais de 3,5 milhões de pessoas visitam o estado de São Paulo todos os anos para participar de feiras de negócios ou para tratar de algum propósito profissional. Esse número faz parte da imensa parcela de empresários e profissionais que viajam para o estado e se encaixam na estatística do turismo de negócios.

Ao todo, segundo dados daSPTuris , o estado responde por cerca de 70% das grandes feiras de negócios organizadas no país. Nesse turismo, alguns serviços são frequentemente procurados por esse público e movimentam o setor de hotelaria, gastronomia, compras, transporte, entre outros. Uma das consequências desse movimento em direção à capital paulista foi a criação de mais de 120 mil empregos temporários na cidade no último ano.De acordo com a SPTuris, em média, o turista de negócios gasta três vezes mais que os turistas convencionais, o que colabora para a economia, já que sua preferência é de ficar em hotéis luxuosos, comer em restaurantes caros, além disso costuma andar de táxi e fazer compras.

Comparado a 2009, o ano passado obteve um aumento de 2,7% no número de turistas na capital paulista e de 37,8% nacomparação com 2004. Foram 11,3 milhões de turistas que visitaram a cidade em 2009, sendo que 1,6 milhão eram estrangeiros
1.1 Objetivo Geral

O propósito do projeto interdisciplinar do Affare Business Hotel é introduzir na cidade de São Paulo um hotel que visa especialmente o público de negócios, tendo em vista o déficit de quartos disponíveis no ramo de hotelaria na cidade de São Paulo e GrandeSão Paulo.
O Affare Business Hotel tem a proposta de atender, com uma visão especial, o público proveniente de fora da cidade de São Paulo que vem a cidade em busca de negócios, sendo que esse público corresponde a 3,8 milhões de pessoas ao ano.

1.2 Objetivos Específicos

- Estudo geográfico de demanda de quartos no ramo hoteleiro
- Estudo de viabilidade de abertura na regiãopré-determinada
- Captação de recursos necessários para construção, implantação e abertura

1.3 Metodologia da Pesquisa

O universo considerado em nossa pesquisa é a hotelaria, e abrange os meios de hospedagem denominados hotéis na cidade de São Paulo.
Para o desenvolvimento desse estudo
O grupo deve informar as referências (atividades, materiais e outros) que fundamentam o trabalho. Deve explicar ametodologia que será usada na Pesquisa que o grupo realizará (tipo de pesquisa, objetivo, método, amostra e outros dados). Dependendo do andamento do trabalho, algumas modificações podem ser necessárias na metodologia.

2 Ramos de Atuação

Neste capítulo o grupo deve determinar qual o ramo de negócios em que a empresa objeto do trabalho pretende atuar. As partes seguintes do projeto permitirão identificar as oportunidades existentes neste mercado, bem como os desafios a serem vencidos.O sucesso de um empreendimento também depende de uma análise bem feita do ambiente em que a empresa pretende atuar.
3 Análise de Cenários do Macroambiente
Michael E. Porter (1979) foi o idealizador de um modelo de estudos que revolucionou o campo estratégico das empresas contemporâneas.
Seu principalobjetivo de pesquisa foi estabelecer as rivalidades existentes entre as empresas, analisando suas forças competitivas: clientes, fornecedores, potenciais concorrentes e produtos substitutos. Para que se desenvolvam estratégias eficientes no ramo empresarial, utilizando para isso o estudo do micro-ambiente versus o macro-ambiente.
Tentou estabelecer através desses estudos a obtenção do lucro paraa empresa. De forma a estruturar o setor manifestado nas forças competitivas onde irão determinar as rentabilidades a médio e longo prazos.
É essencial entender a estrutura do setor para um melhor posicionamento. Uma alteração em qualquer parte, requer uma nova re-estruturação de mercado.
No setor hoteleiro essas forças são bem mais intensas e o investimento empregado nem sempre obtém um...
tracking img