Projeto integralizador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. APRESENTAÇÃO

O presente projeto tem por objetivo aproximar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com as práticas de mercado diagnosticadas. O Projeto procurou analisar a Comunicação Organizacional tendo como direcionamento a comunicação da empresa junto aos seus públicos internos e externos; os aspectos referentes à disciplina Teorias da Administração no que tange o organogramaorganizacional e seus critérios de departamentalização, a disciplina Informática Básica, analisando os softwares e hardwares utilizados pela empresa, a disciplina de Planejamento Estratégico em TI, analisando as necessidades da empresa e ressaltando os benefícios deste para a empresa pesquisada, a disciplina Sistema de Informação, analisando os sistemas de apoio á decisão, bancos de dados e aimportância do Call Center, na disciplina Inglês Técnico, analisando a exigência e a importância da língua inglesa na organização, no que se refere à disciplina de Lógica de Programação, analisando a importância do desenvolvimento de software próprio e a linguagem de programação adotada e a disciplina de Redes I analisando os protocolos utilizados pela empresa e as vantagens e desvantagens do servidorde rede DHCP.

O Projeto Integralizador tem como objeto de estudo a empresa Dekra, situada em Salvador, Bahia, bairro Pernambués e metodologia de trabalho caracterizada na documentação indireta (pesquisa documental e bibliográfica) e pela observação direta intensiva (observação e entrevista).

O Projeto Integralizador apresentado consta das Análises de Comunicação Organizacional, Teorias daAdministração, Planejamento Estratégico em TI, Informática Básica, Sistema de Informação, Redes I, Lógica de Programação e Inglês Técnico.











1.1 Breve histórico da Dekra

A DEKRA, empresa multinacional que vem atuando no Brasil desde 1995 no segmento de serviços automobilísticos como inspeção de segurança veicular, vistoria para seguros e financeiras e inspeções de risco, temsua matriz situada em São Paulo.

O grupo possui uma rede de operações em todos os estados do Brasil e cobertura em mais de 4800 municípios em uma extensa carteira de clientes que contam com Seguradoras, Financeiras, Corretores, Montadoras, Centros automotivos, Lojistas, Concessionárias entre outros.


































2. ANÁLISE COMUNICAÇÃOORGANIZACIONAL

A análise da comunicação organizacional objetivou diagnosticar como a empresa trabalha sua comunicação com os seus stakeholders, principalmente com o seu público interno (corpo funcional) e o público externo (com foco nos clientes /consumidores). Nesta abordagem, foi diagnosticado que a empresa Dekra não possui um departamento de comunicação na regional Bahia, ficando esta funçãosubordinada à matriz em São Paulo.

Segundo Paulo Nassar (1995)

A comunicação empresarial não pode ser considerada apenas uma definição de dicionário. Ou seja, simplesmente como ‘um conjunto de métodos e técnicas de Comunicação dentro da empresa dirigida ao público interno (funcionários) e ao público externo (clientes, fornecedores, consumidores, etc)’. Até porque definiçõescomo essas precisam ser sempre revistas em função das mudanças da sociedade e do ambiente empresarial.

2.1 COMUNICAÇÃO INTERNA

A comunicação interna nas organizações nem sempre foi valorizada como de vital importância para sua sobrevivência, mas devido aos novos desafios enfrentados pelas organizações, surgiu a necessidade de desenvolver uma comunicação voltada para público interno e os canaisutilizados para transmitir essas informações, dando um foco estratégico a essa comunicação. Assim, a comunicação interna deixou de ser entendida como complemento da estratégia organizacional e passou a ser considerada um dos seus componentes essenciais para a o desenvolvimento e sobrevivência das organizações.

Segundo Alberto Ruggiero (2002)

Não basta ter uma equipe de...
tracking img